Um torcedor foi identificado pelo ato de racismo na Finlândia
A Alemanha ganhou neste sábado (30) um jogo do Eurobasket masculino marcado por acusação de racismo
24 equipes foram divididas em quatro chaves de seis times. Os quatro primeiros de cada avançam para a fase de oitavas de final.
Jogando pelo grupo B, em Tampere (FIN), os alemães bateram a Lituânia por 107×88. Entretanto, O capitão da Alemanha, Dennis Schroeder, sofreu abusos raciais durante o jogo.
A Associação Alemã de Basquete informou que duas pessoas foram identificadas como os supostos autores dos abusos e posteriormente expulsas da arena. Posteriormente, dirigentes da FIBA disseram que um torcedor foi identificado por vídeo e não poderá comparecer ao restante do evento pela FIBA.
Após o jogo, Schroeder disse que: “Fazer barulhos de macaco é algo que eu não respeito”.
“Não importa o status, os insultos, tudo bem. Mas racismo simplesmente não faz parte deste esporte. Isso é algo que não é aceitável”, completou o alemão.
Ainda pelo grupo B, a Suécia fez 78×59 na Grã-Bretanha e a Finlândia ganhou de 85×66 de Montenegro.
No grupo A, a Sérvia venceu pela terceira vez ao superar a Letônia por 84×80. A Turquia ganhou de 95×54 de Portugal e a Estônia superou a Tchéquia por 89×75.
A Espanha se reabilitou da derrota na estreia pelo grupo C ganhando da Bósnia-Herzegovina por 88×67. A Grécia ganhou pela segunda vez superando Chipre por 96×69 e a Itália superou a Geórgia por 78×62.
Pelo grupo D, a França derrotou a Eslovênia por 103×95, alcançando a segunda vitória. Em um jogo apertado, Polônia venceu Israel por 66×64 e a Bélgica ganhou da Islândia por 66×64.
Os jogos seguem no domingo (31).
