Alex Welter, Lars Björkström, Ricardo, Emanuel e Oscar Schmidt são eleitos para o Hall da Fama do COB

Comissão avaliadora do Comitê Olímpico do Brasil escolheu mais cinco grandes nomes para homenagear em 2026

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá mais cinco grandes nomes do esporte nacional. As duplas Alex Welter e Lars Björkström, dupla que faturou a primeira medalha de ouro olímpica da vela brasileira, na classe Tornado, nos Jogos Olímpicos Moscou 1980; Ricardo Santos e Emanuel Rego, campeões olímpicos no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos Atenas 2004; e Oscar Schmidt, o “Mão Santa”, que disputou cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos no basquete marcando mais de 1.000 pontos, foram escolhidos para integrar a galeria de homenageados de 2026. A escolha dos nomes foi decidida pela Comissão Avaliadora, em reunião realizada dia 10 de dezembro, em reconhecimento às suas respectivas trajetórias, representatividade e feitos históricos para o país.

“O Hall da Fama do COB tem o papel de preservar e celebrar o legado daqueles que marcaram o esporte olímpico brasileiro. Com a indicação dos novos nomes, reconhecemos trajetórias que ultrapassam resultados e medalhas, deixando contribuições duradouras para o desenvolvimento das modalidades e para a formação de uma verdadeira Nação Esportiva”, disse Manoela Penna, Diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos.

Ajude a vaquinha do Surto Olímpico para Milão Cortina! 

Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp

Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026

Lançado em 2018 para exaltar e enaltecer a história olímpica brasileira, o Hall da Fama do COB já homenageou 39 personalidades do esporte nacional. Os primeiros atletas a deixarem suas marcas eternizadas foram Torben Grael (vela), a dupla Sandra Pires e Jackie Silva (vôlei de praia) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo). Em 2025 foram condecorados mais quatro grandes nomes: Daiane dos Santos (ginástica artística), Edinanci Silva (judô), Gustavo Kuerten (tênis) e Afrânio Costa, in memoriam, (tiro esportivo).

Os novos membros deixarão seus pés ou mãos eternizadas em moldes e receberão homenagens em uma cerimônia especial. Além disso, toda a vida e obra dos homenageados estarão disponíveis na página do Hall da Fama digital, no site do COB. O espaço contempla biografia completa, vídeos, fotos, páginas de jornal com seus feitos e um espaço para que os fãs do esporte deixem recados.

“É um orgulho enorme para o COB homenagear esses gigantes. Sempre fico muito lisonjeado em poder representar o movimento olímpico brasileiro, que votou na inclusão desses quatro ídolos no hall da fama. Quanto nossas novas gerações têm a aprender com a história dos nossos primeiros campeões olímpicos da vela e do vôlei de praia, que nos colocaram no topo do mundo dessas modalidades com seu talento. E o que falar do nosso maior ídolo do basquete, que integra o hall da fama da FIBA e da NBA, mesmo sem ter atuado por lá? Não é só sobre reconhecer os grandes feitos e guardar seus nomes na história, é garantir que suas trajetórias sigam inspirando, sigam vivas para sempre, como um farol, dentro do esporte olímpico brasileiro”, afirmou Marco La Porta, presidente do COB.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *