Ana Beatriz Bulcão e Vince Liu conquistaram os melhores resultados brasileiros.
Entre os dias 22 a 30 de julho de 2025, está sendo disputado em Tbilisi, capital da Geórgia, o Mundial de Esgrima. Haverá disputas individuais e por times em cada naipe e arma da modalidade. Nos primeiros dois dias de competição, o destaque ficou com o top-40 de Guilherme Toldo no florete masculino. Relembre. Nos dias 24 e 25 tivemos as disputas do florete feminino e do sabre masculino.
No florete feminino tivemos um total de 143 atletas incristas. Todas as brasileiras passaram pela fase de grupos (chamada de poules). Mariana Pistoia com quatro vitórias, Ana Beatriz Bulcão com três e Gabriella Vianna e Rafaella Gomes com duas cada.
No mata-mata, pela primeira fase, Gabriella Vianna perdeu para a britânica Amelie Tsang por 15/6, se despedindo da competição em 105º colocada, levando 1,25 pontos para o ranking mundial, enquanto que Rafaella Gomes passou pela atleta independente neutra Darya Ulasava por 15/11.
Na segunda fase do mata-mata, Mariana Pistoia foi derrotada pela grega Aikaterini-Maria Kontochristopoulou por 15/10 e ficou na 70º posição; Ana Beatriz Bulcão passou pela honconguesa Hiu Wai Valerie Cheng por 15/9 e Rafaella Gomes foi superada pela ucraniana Alina Poloziuk por 15/10 e terminou em 96º colocada. Mariana e Rafaella obtiveram 2,5 pontos para o ranking.
Única a passar pro quadro principal, Ana Beatriz Bulcão foi derrotada pela italiana Arianna Errigo por 15/7 nos 32-avos de final e se despediu da competição em 61º com direito a 5 pontos para o ranking.
Sem mais brasileiras, a competição se seguiu e deu o título para a estadunidense Lee Kiefer ao derrotar a francesa Pauline Ranvier por 15/4 na final. Os bronzes ficaram com duas italianas, Anna Cristino e Martina Favaretto.
No sabre masculino tivemos 149 competidores. Marcus Pinto passou pelas poules com três vitórias e Vince Liu com duas. Erico Patto foi eliminado com duas vitórias, mas saldo pior, e Renato Saliba também se despediu ao conseguir apenas uma vitória. Erico terminou em 117º e Renato em 121º, ambos sem pontos para o ranking.
No mata-mata, pela primeira fase, Marcus Pinto perdeu para o chinês Zhang Zezhong por 15/12 e terminou em 102º, levando 1,25 pontos no ranking, enquanto que Vince Liu passou pelo georgiano Vakhtangi Archvadze por 15/14. Na segunda fase do mata-mata, entretanto, Vince foi derrotado pelo egípcio Ahmed Hesham por 15/4 e ficou em 95º, com direito a 2,5 pontos para o ranking mundial.
Sem mais brasileiros, o campeão foi o georgiano Sandro Bazadze ao derrotar o francês Jean-Philippe Patrice por 15/9 na final. O algoz brasileiro Ahmed Hesham e o italiano Luca Curatoli ficaram com os bronzes.
Amanhã (dia 26) começam as disputas da espada masculina e do sabre feminino.
