Brasil não atingiu finais no primeiro dia de competições na Eslovênia
O Brasil estreou na Copa do Mundo de canoagem slalom em Liubliana, na Eslovênia, sem finais em provas de caiaque (K1), nesta sexta-feira (29). A canoísta olímpica Ana Sátila foi a melhor com a 13ª colocação. Omira Estácia, Pepê Gonçalves e Mathieu Desnos também competiram. Antes anunciado, Guilherme Mapelli não competiu.
A mineira Ana Sátila voltou as competições após sofrer crise renal no início do ano e concluiu a prova de caiaque na 13ª colocação com tempo de 86.64s, com punição de 2s sofrida por toque no último portão. Ana não avançou à decisão do barco por uma posição, visto que só as 12 primeiras se classificavam. Sem a punição, Sátila seria a sétima.
Omira Estácia finalizou a prova em 22ª com tempo de descida de 90.04s, sem punições. A mineira ficou a 4s do 12º lugar e a 9.21s da líder. A campeã do dia foi a britânica Kimberley Woods com marca de 78.69s.
Entre os homens, Mathieu Desnos foi o mais rápido com 77.33s de tempo final, suficiente para a 26ª posição. O canoísta franco-brasileiro tomou penalidade 2s e não avançaria mesmo sem a infração. Já Pepê Gonçalves perdeu portão e recebeu 50s de punição, finalizando o dia na última colocação com marca de 131.90s. O francês Titouan Castryck conquistou o K1 masculino ao remar para 70.24s na final.
