Norueguesa mostra consistência nos dois saltos e unifica os títulos individuais na pista normal e longa desta edição; compatriota e eslovena líder do ranking completam o pódio
Anna Odine Strøm novamente roubou a cena e trouxe os holofotes do Predazzo Ski Jumping Stadium para si neste domingo (15) ao conquistar o ouro na prova que marcou a estreia olímpica da categoria individual feminina de pista longa nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. A norueguesa Eirin Maria Kvandal e a eslovena Nika Prevc completaram o pódio com a prata e o bronze, respectivamente.
Norueguesa estabelece marcas históricas da modalidade nos Jogos de Inverno
Com o resultado, Anna Odine Strøm cravou seu nome na história olímpica ao se tornar a primeira campeã das provas individuais de pista normal e pista longa em uma mesma edição. A eslovena Ursa Bogataj também possui dois ouros, mas em pista normal e na equipe mista, em Pequim 2022.
Além disso, a norueguesa, que havia ficado com a prata na equipe mista em 10 de fevereiro, juntou-se à eslovena Nika Prevc como as únicas detentoras de três medalhas olímpicas numa única edição. Atual bicampeã da Copa do Mundo, campeã mundial e líder do ranking, Prevc, além deste bronze na categoria pista longa, faturou o ouro pela equipe mista e ficou com a prata na pista normal individual.
Como foi a prova
Na pista HS 141 (Hill Size), com 141 metros de extensão e ponto K localizado na altura dos 128 metros, Strøm demonstrou consistência ao longo da prova e se inseriu na zona de medalha já no primeiro salto, ao atingir a segunda colocação com 136,7 pontos. Na segunda tentativa, alcançou expressivos 148,1 pontos, encerrando seu desempenho com 284,8 pontos no total.
Kvandal, que ocupou a liderança na primeira rodada, obteve uma leve melhora no salto final (142,1 pontos), mas não o suficiente para assegurar a ponta. Ainda assim, somou 282,7 pontos e ficou com a prata.
Já Prevc precisou de uma prova de recuperação: saiu da quinta posição após o primeiro salto, marcou 143,2 pontos no segundo e garantiu o bronze com um total de 271,5 pontos.
Principal adversária da eslovena na atual temporada, Nozomi Maruyama, vice-líder do ranking, teve um desempenho abaixo do esperado e terminou apenas na oitava posição. A austríaca Lisa Eder, terceira melhor ranqueada, ficou logo à frente da japonesa, na sétima colocação.

Campeões do salto de esqui em Milão-Cortina 2026
O salto de esqui encerra sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina na segunda-feira (15) com a disputa da categoria super equipe masculina, formada por quatro atletas.
Até o momento, assim ficaram os pódios da modalidade:
7/2 – Individual feminina (pista normal)
Ouro: Anna Odine Strøm (Noruega) | Prata: Nika Prevc (Eslovênia) | Bronze: Nozomi Maruyama (Japão)
9/2 – Individual masculina (pista normal)
Ouro: Philipp Raimund (Alemanha) | Prata: Kacper Tomasiak (Polônia) | Bronze: Ren Nikaido (Japão)
10/2 – Equipe Mista
Ouro: Eslovênia | Prata: Noruega | Bronze: Japão
14/2 – Individual masculina (pista longa)
Ouro: Domen Prevc (Eslovênia) | Prata: Ren Nikaido (Japão) | Bronze: Kacper Tomasiak (Polônia)
15/2 – Individual feminina (pista longa)
Ouro: Anna Odine Strøm (Noruega ) | Prata: Eirin Maria Kvandal (Noruega) | Bronze: Nika Prevc (Eslovênia)









