Antoinette de Jong conquista ouro nos 1500 metros feminino da patinação de velocidade

Atleta neerlandesa supera favoritismo de Miho Takagi e garante topo do pódio nos 1500 metros feminino

Foto: ANP / trouw.nl
Foto: ANP / trouw.nl

Nesta sexta-feira (20), a neerlandesa Antoinette de Jong conquistou a medalha de ouro na prova dos 1500 metros da patinação de velocidade dos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina 2026. Ela deixou para trás a favorita Miho Takagi, do Japão, para assegurar o topo do pódio. A prata ficou com a norueguesa Ragne Wiklund e o bronze com Valerie Maltais, do Canadá.

As provas da patinação de velocidade são disputadas no sentido anti-horário, em uma pista oval de 400m e os patinadores devem trocar de raia a cada volta, vencendo quem anotar o menor tempo entre todas ao final da competição. Há uma única rodada, na qual os atletas buscam obter o seu melhor tempo.

Aproveitando a pista rápida de Milão-Cortina, a prova de hoje começou em grande estilo. Femke Kok, dos Países Baixos, veio logo na primeira bateria e para uma tomada de tempo sem par ao lado. A neerlandesa fez uma bela apresentação e anotou 1:54.79, tempo que a manteve na liderança dos 1500 metros até a 10ª bateria, superada pela canadense Valerie Maltais com tempo de 1:54.40, que garantiu seu lugar no pódio.

Na 13ª bateria, a norueguesa Ragne Wiklund assumiu a liderança com um tempo de 1:54.15. Ela que já havia sido medalhista de prata nos 3000 e bronze nos 5000 em Milão-Cortina, viveu a expectativa do ouro por curto tempo, já que no par seguinte, foi superada, ainda assim, Wiklund ficou com a medalha de prata.

Antoinette de Jong, dos Países Baixos, veio na sequência e com o tempo de 1:54.09 se colocou no topo do pódio após a prata na prova em Pequim-2022. De Jong, precisou aguardar a favorita Miho Takagi, do Japão, completar a sua prova para saber sua medalha. A japonesa perdeu rendimento no final da prova e ficou fora até do pódio, no 6º lugar.

Assim, a disputa dos 1500 metros feminino em Milão-Cortina terminou com a medalha de ouro da neerlandesa Antoinette de Jong, a prata com a norueguesa Ragne Wiklund e, fechando o pódio, Valerie Maltais, do Canadá, conquistando a medalha de bronze

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *