Hirscher se machucou em dezembro de 2024, durante um treinamento
O oito vezes campeão mundial de esqui, Marcel Hirscher, está de volta aos treinos na neve nove meses após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo — o que significa que ele deve estar pronto para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão-Cortina no mês de fevereiro.
Hirscher, de 36 anos, que nasceu na Áustria, mas compete pelos Países Baixos desde que saiu da aposentadoria na temporada passada, completou suas primeiras curvas de slalom em seu novo país: em uma pista de esqui indoor em Zoetermeer.
“Uma primeira experiência muito boa, com três aprendizados importantes. Primeiro, o joelho não mostra nenhuma reação negativa, o que é realmente ótimo. Segundo, a alegria de esquiar permanece. Terceiro, o caminho de volta ao modo corrida ainda é longo”, disse Hirscher na sexta-feira, de acordo com a Federação Internacional de Esqui e Snowboard.
Hirscher teve seu retorno de cinco anos de aposentadoria interrompido na temporada passada, quando se machucou em uma queda durante um treino em dezembro. Ele completou apenas uma de suas três corridas na temporada passada, ficando em 23º lugar na prova de abertura do slalom gigante em Sölden, na Áustria.
Após a lesão e a cirurgia subsequente, Hirscher completou 1.000 horas de reabilitação.
“Nove meses atrás, eu estava no fundo do poço. Foi uma pausa difícil, mas também um aprendizado valioso”, disse Hirscher. “Foram pequenos passos na volta. Já vi outras pessoas com a mesma lesão e como esses pequenos passos podem ser difíceis. Essa é uma parte da experiência de vida que eu estava perdendo até agora. Sou especialmente grato por nunca ter tido lesões na minha primeira carreira. E tiro o chapéu para todos que lutam para se recuperar depois de um contratempo como esse.”
