Em Rio Claro, a equipe da casa foi superada pelo Pato Basquete após duas prorrogações, e em Fortaleza, os anfitriões venceram o Osasco em jogo decidido no minuto final
Duas partidas movimentaram a parte de baixo da tabela do Novo Basquete Brasil, a elite do basquete nacional, na noite desta terça-feira (09). Os duelos diretos pelas vagas entre os 16 times que avançam para a próxima fase tiveram em Rio Claro, a equipe da casa sendo superada pelo Pato Basquete por 109-101, enquanto na capital cearense, o Fortaleza venceu a partida contra o Osasco por 89-82.
Os duelos de hoje iniciaram com as equipes colocadas entre a 14ª e a 17ª colocação. Em Fortaleza, a equipe da casa, na 16ª posição encarou o Osasco, 14º colocado. Já o duelo no interior paulista, teve o Rio Claro, na 15ª posição, enfrentando o Pato Basquete, que vinha como o 17º colocado.
No Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro, a equipe da casa teve um bom início de partida e conseguiu fechar o primeiro quarto na frente, mesmo que por apenas três pontos, 22-19. O rendimento da equipe paulista caiu e assim o Pato Basquete buscou a virada, chegando ao intervalo com a vantagem de 42-20, mostrando todo o equilíbrio do confronto até então.
Os paranaenses voltaram ligados no terceiro quarto e foram abrindo frente no placar, impedindo que os rio-clarenses pudessem reagir no período, abrindo mais dez pontos de vantagem e fechando o quarto em 67-55. No quarto final, o Rio Claro conseguiu uma reação incrível, tirando a desvantagem de 12 pontos e levando o jogo para a prorrogação, após 81-81 no tempo regulamentar.
Motivados pela reação, os rio-clarenses foram melhores em quase todo o primeiro tempo extra, se mantendo a frente do placar mas permitindo o empate dos paranaenses em dois lances livres no final do período em 92-92. O jogo então foi para o segundo tempo extra, e com os ânimos renovados, o Pato Basquete fez uma grande etapa, abrindo boa vantagem e fechando o jogo com a vitória por 109-101.
Os destaques da partida foram para os 25 pontos anotados por Scott, do Rio Claro, cestinha da partida e para o jogo coletivo do Pato Basquete, que teve seis jogadores pontuando acima dos 10 pontos, fator decisivo para confirmar esta importante vitória. Com o triunfo de hoje, o Pato vai a quatro vitórias e se afasta da zona do rebaixamento, igualando as quatro vitórias do Rio Claro.
Na outra partida da noite, disputada no Ginásio da Unifor, em Fortaleza, a equipe da casa começou melhor na partida e com um bom jogo defensivo, abriu 19-14 sobre Osasco no primeiro quarto. Os osasquenses encaixaram o jogo ofensivo no segundo quarto e encostaram no placar antes do fim d período, encaminhando a partida para o intervalo com apenas três de desvantagem, 42-39.

No terceiro quarto, o Osasco voltou arrasador e fez 6-0 no início do período, passando a frente do placar. Os paulistas se mantiveram a frente do marcador até o minuto final do quarto, quando então o Fortaleza Basquete Cearense reagiu e voltou a liderar o jogo, até fechar o quarto em vantagem de 64 a 61.
O quarto final seguiu equilibrado, com o Fortaleza levemente superior. A partida chegou empatada em 82 a 82 no minuto final, no entanto, a partir daí, o jogo da equipe cearense encaixou e o Osasco não conseguiu reagir, com a equipe da casa abrindo sete pontos e não sofrendo nenhuma até fechar o jogo em 89-82 para o Fortaleza Basquete Cearense.
O cestinha da partida foi Eddy, do Osasco, que anotou 26 pontos no confronto, enquanto pelo Fortaleza, Da Silva com 21 pontos e Alex com 20, fizeram a diferença e foram decisivos para a vitória da equipe cearense.
Com os resultados de hoje, houve uma movimentação geral nas posições da tabela. O Fortaleza agora é o 14º colocado, o Pato Basquete está na 15ª posição, o Osasco é o 16º lugar e o Rio Claro é quem está na 17ª colocação.











