Após título mineiro de basquete, Técnico e Destaque do Minas projetam temporada 2025/2026

O Surto Olímpico acompanhou o retorno do Campeonato Mineiro de basquete e conversou com os campeões Léo Costa e Paranhos ao final da partida

Time do Minas Tênis Clube ergue troféu de campeão mineiro 2025. - Foto: Hedgard Moraes/MTC
Time do Minas Tênis Clube ergue troféu de campeão mineiro 2025. - Foto: Hedgard Moraes/MTC

Na noite de sábado (11), o Minas Tênis Clube conquistou o título do campeonato Mineiro de 2025. Após a partida, o técnico Léo Costa e o experiente pivô Paranhos, falaram da conquista e também da expectativa para a temporada do NBB 2025/2026.

No sábado (11), o Minas Tênis Clube superou o América Towers  em 85-52 e conquistou o título do Campeonato Mineiro de Basquete 2025. Após 07 anos sem ser realizada, a competição voltou ao calendário mineiro e teve a fase final disputada na Arena UniBH, terminando com o mesmo campeão da última edição, em 2018, o Minas. (veja como foi!)

O técnico Léo Costa, que está no Minas Tênis Clube desde 2019, valorizou a competição estadual que voltou a ser disputada após sete anos.

“Falando sobre a volta do Campeonato Mineiro, acho que é muito positivo, né? Um estado que já demonstrou muita força no basquete nacional e a gente fica contente. Esperamos que cada ano cresça mais e que outras equipes se motivem a participar. Infelizmente o Cruzeiro não conseguiu participar, seria muito bom também, entrou no NBB, uma equipe do estado que vem forte para a competição. E falando da gente, feliz, sempre é bom ganhar, né? A gente sabe que as equipes se mobilizaram um pouco em cima da hora, então acaba que, em termos de competitividade, ficaram um pouco aquém, mas motivados e mostrando a força de cada equipe.”

Léo Costa, técnico do Minas. – Foto: Hedgard Moraes/MTC

Quanto a sequência da temporada, Léo ressaltou a importância de ter o elenco todo a disposição para as competições que se seguem como o NBB, Copa Super 8 e o Basquete Champions League América (BCLA). 

“Espero que a volta dos atletas lesionados aconteça o quanto antes para a gente poder novamente disputar em alto nível e, quem sabe, ter mais uma chance de chegar a uma final. Bateu na trave, não veio o título, mas não deixa de ser uma final inédita de 90 anos de clube, que mostra que a gente está num caminho se aproximando de, quem sabe, surpreender grandes forças aí do basquete nacional, que assim como a gente também tem objetivos grandes, e alguns desses clubes com investimento ainda é significativamente maior que o nosso. Então é tentar novamente surpreender e, quem sabe, nos colocar em condição de disputar títulos.”

O experiente pivô Paranhos, capitão e um dos destaques da equipe minastenista na última temporada falou sobre a disputa do campeonato mineiro e a sequência na temporada.

“Em relação ao Mineiro, a gente fica feliz que tenha competição novamente, e fica a torcida que tenha cada vez mais times, fica a torcida que venha cada vez mais equipes estruturadas para o campeonato ser cada vez mais forte, tendo as equipes podendo competir, ver os jogadores vindo aqui e apresentarem bom trabalho desde o quadra. Em relação a temporada que vai vir pela frente, é o mais otimista possível, toda vez que o Minas entra nas competições, é a busca da excelência, e essa é a nossa forma de trabalho, qualquer competição que tem que entrar, vamos entrar para dar o máximo, entrar para entregar o melhor basquete que tem em quadra, e esse ano não vai ser diferente, vamos em busca do título, em busca das competições que estão brigando, e vamos que vamos.”

Paranhos, pivô do Minas. – Foto: Hedgard Moraes/MTC

Em relação a temporada 2025/2026, Paranhos ressalta a montagem do elenco e a preparação para evitar as lesões que tiraram o jogador da reta final do último NBB.

“A gente tem que ter consciência que estamos iniciando um processo diferente, atletas novos que chegaram, estilo do jogo também, apesar de ser o mesmo, mas o atleta teria que se adaptar também a uma nova forma de jogar, uma nova filosofia, então estamos nos encontrando, estamos nos achando e tem atletas lesionados para voltar. A gente sabe que a temporada é bem desgastante, mas o Minas dá um suporte extremamente bacana nesse aspecto. Eu pude me preparar na pré-temporada e início da temporada perfeitamente, a Helen, com todo o staff da fisioterapia, me deu um suporte muito bacana para eu poder começar a temporada bem. Estou muito saudável agora. Então vamos para mais uma temporada pelo Minas.”

O Minas Tênis Clube fará a sua estreia no NBB no sábado, dia 18, contra o Corinthians, às 18h, na Arena Uni-BH, na capital mineira.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *