Uma edição histórica, com recordes além dos 30 mil inscritos, foi consagrada neste domingo (31). A Maratona Internacional de Porto Alegre Olympikus 2026 conheceu seus grandes campeões e virou um marco para o atletismo brasileiro. A prova principal, com os 42,195 km mais planos do Brasil, teve como destaques de sua 41ª edição Gelane Sanbete (ETI) e Daniel Sang (KEN) que bateu o recorde da prova e de uma maratona realizada no Brasil. Ao cruzarem o pórtico de chegada, na arena montada na Avenida Diário de Notícias, em frente ao BarraShoppingSul, eles escreveram seus nomes na galeria dos campeões da maratona oficial mais antiga e, agora, mais rápida do país. O evento teve cinco dias de programação com a Feira da Maratona e a realização das provas de 21,097 km (meia maratona), 10 km e 5 km, além da Maratoninha, no sábado (30).
Neste domingo (31), o queniano Daniel Sang foi o homem mais rápido da história em solo brasileiro nos 42,195 km. Ele completou o percurso plano com o tempo de 2h10min21 batendo o recorde de uma maratona realizada no Brasil, que era de Vanderlei Cordeiro de Lima (2h11min19) em 2002, e o da prova, que era do brasileiro Luís Carlos da Silva (2:12:59) de 1994. Destaque, ainda, para o segundo colocado, Eliasa Kibet (KEN) que, também, terminou a prova abaixo do recorde em solo brasileiro com o tempo de 2h10min59, sendo que os seis primeiros colocados terminaram abaixo do antigo recorde da prova.
Já a atleta da Etiópia Gelane Senbete foi a grande vencedora entre as mulheres, garantindo o lugar mais alto do pódio ao cruzar a linha de chegada com a marca de 2h31min16, quebrando o recorde da prova que era da queniana Ednah Mukhwana (2h32min41) em 2013. Além de escreverem seus nomes nos troféus de campeões da Maratona Internacional de Porto Alegre Olympikus 2026, cada um faturou a premiação de R$ 150 mil pelo título em solo gaúcho. Sang ainda recebe o bônus de R$ 100 mil por estabelecer a melhor marca de uma maratona realizada em solo brasileiro.
“Estou muito feliz pela vitória e conquistar o recorde do Brasil, um país que estou gostando muito, é tudo muito bom. Agradeço meu treinador e toda minha equipe. O treino foi muito forte e deu tudo certo”, destacou o queniano campeão e recordista da Maratona, Daniel Sang que está no país pela primeira vez.

