Os resultados mais destacados foram a medalha de ouro de Alessandro Borges Soares, no arremesso do peso – a 16ª medalha do Brasil, o 4º ouro da história – e o 6º lugar de Odair Gonçalves de Aguiar Junior, com recorde brasileiro e sul-americano nos 110 m com barreiras quebrados duas vezes
O Atletismo Brasil fez uma boa campanha no 21º Campeonato Mundial Sub-20, realizado de quarta a domingo (5 a 9/8), no lendário estádio Hayward Field, da Universidade do Oregon, em Eugene (EUA). A seleção estreou na competição, com um feito inédito: a medalha de ouro de Alessandro Borges no arremesso do peso, com 20,35 m, sua melhor marca pessoal e recorde do Campeonato, na quarta-feira (5/8). No total, o Atletismo Brasil tem agora 16 medalhas em Mundiais Sub-20 – quatro de ouro, duas de prata e dez de bronze – desde 1986.
Ainda colocou atletas em finais e semifinais numa competição para jovens de 16 a 19 anos que reuniu 1.800 participantes de 147 países em Eugene. O Brasil participou com 30 atletas (14 no feminino e 16 no masculino). O grupo desembarca em São Paulo na terça-feira (11/8), vindo de Eugene.
Alessandro, paulista de Araçatuba (SP), de 19 anos, fez a melhor marca de sua vida, 20,35 metros, com o peso de 6 kg, para ser o quarto brasileiro a ser campeão mundial da categoria. O arremessador brasileiro chegou ao Mundial como um dos favoritos ao pódio. Tinha a 5ª marca do mundo na categoria, 20,29 metros, conquistada em 4 de julho.
O brasileiro, que treina com Andrea maria Brito, já projeta um breve retorno aos Estados Unidos, para daqui dois anos – mira a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. ”Essa medalha me motiva para o que estar por vir. Espero estar nos EUA novamente, mas com um objetivo diferente e maior.”
Outro destaque da equipe foi Odair Gonçalves de Aguiar Júnior (AD Centro Olímpico-SP), 6º colocado na final dos 110 metros com barreiras (0.99 cm) no sábado (8/8), e pela segunda vez na competição bateu os recordes brasileiro e sul-americano da prova. O paulista de 19 anos fez o tempo de 13.15 (0.7) na decisão.

