O Brasil encerrou neste domingo (2) sua participação no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, realizado no rio Kananaskis, em Alberta, no Canadá, com oito medalhas conquistadas. Os experientes atletas olímpicos Ana Sátila e Pedro Gonçalves foram os destaques da equipe, com três pódios e dois ouros cada. Omira Estácia e Kauã da Silva completaram a campanha com uma medalha cada. Além da disputa pelo título continental, o campeonato também contou pontos para o ranking internacional da Federação Internacional de Canoagem (ICF) e teve importância no processo classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2027. O quarteto brasileiro conseguiu os critérios para garantir a cota pan-americana; a lista oficial das vagas disponibilizadas deverá sair oficialmente nesta semana.
Dupla olímpica garante seis medalhas
Ana Sátila confirmou seu favoritismo com uma campanha de destaque. A atleta conquistou dois ouros na Canoagem Slalom, vencendo o K1 Feminino, com 99.74s, e o C1 Feminino, com 99.13s. No Caiaque Cross, Ana ficou com a prata na tomada de tempo individual. Ela encerrou o campeonato satisfeita com os resultados e destacou a importância da competição dentro do ciclo para Lima 2027. “Foi uma competição muito marcante para mim. Fiz um tempo que me surpreendeu muito, principalmente na canoa. Foi ouro no caiaque, ouro na canoa e prata na tomada de tempo. Estou saindo daqui muito contente”, afirmou a atleta.
Pedro Gonçalves, o Pepê, também foi um dos grandes destaques da competição. O atleta conquistou o ouro no K1 Masculino, com o tempo de 92.44s, e voltou ao topo do pódio no Caiaque Cross, vencendo a tomada de tempo individual. Nos heats do Caiaque Cross, Pedro ainda garantiu a medalha de bronze. Para ele , a performance teve ainda um significado especial. O atleta voltou ao local onde disputou sua primeira competição há 17 anos e deixou o Canadá com dois ouros e um bronze. “Encerro este Pan-Americano com um gostinho muito especial e três medalhas no peito. É uma competição muito importante para mim, por voltar a este lugar onde disputei meu primeiro campeonato há 17 anos, quando eu ainda era ainda uma criança que sonhava em viver do esporte. Estar aqui hoje conquistando o bicampeonato Pan-Americano é muito importante”, celebra.

