Surto Olímpico
Voltar

Campeã olímpica da maratona é pega em exame antidoping e é suspensa preventivamente

A amostra da atleta continha com traços de EPO e pena pode ser exemplar

Marcos Antonio 1 min
Compartilhar
Campeã olímpica da maratona é pega em exame antidoping e é suspensa preventivamente
Foto: Reuters

A Unidade de integridade do atletismo anunciou nesta sexta (23) que a Peres Jepchirchir foi suspensa provisoriamente por conta de um exame antidoping que deu positivo para eritropoietina (EPO).

O teste foi realizado antes da maratona de Sydney, prova que ela venceu em 30 de agosto. Atual campeã mundial e ouro olímpico nos jogos de Tóquio, Peres também venceu a Maratona de Londres em 2024, a Maratona de Boston em 2022 e a Maratona de Nova York em 2021.

A EPO é uma substância que estimula a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos, e ajuda a melhorar o transporte do oxigênio pelo corpo. Por isso, esta substância é banida em esportes de resistência, como a maratona e se uso for comprovado, a atleta receberá uma pena dura de quatro ou até oito anos.

Peres pode solicitar a análise da amostra B para apresentar recurso ou arriscar a confirmação de uma sanção em definitivo por parte da AIU.Até o momento ela não se pronunciou sobre o assunto

Compartilhar
#Maratona#Doping#Peres Jepchirchir#EPO