Voltar

COI é pressionado a abandonar planos de introduzir testes de gênero a atletas femininas

Grupos de direitos humanos exigem que não entre em vigor os novos critérios de elegibilidade planejados em fevereiro

Gabriel Alcantara 1 min
Compartilhar
COI é pressionado a abandonar planos de introduzir testes de gênero a atletas femininas

Mais de 80 grupos de defesa dos direitos humanos e do esporte pediram ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que abandone os planos divulgados de introduzir testes genéticos universais de sexo para atletas femininas e de impor uma proibição total à participação de competidores transgêneros e intersexuais.

A declaração foi feita em conjunto com vários grupos como a Sport & Rights Alliance (SRA), ILGA World e Humans of Sport, afirmando que essas alterações seriam um retrocesso na igualdade de gênero no esporte.

“Diversas fontes afirmaram que o grupo aconselhou o COI a exigir que todas as atletas mulheres e meninas se submetam à verificação genética de sexo e a proibir que atletas transgênero e intersexuais compitam em eventos femininos. O COI não confirmou publicamente as recomendações”, diz o comunicado.

A diretora executiva da SRA, Andrea Florence, afirmou que os testes de sexo e uma política de proibição generalizada representariam uma “erosão catastrófica dos direitos e da segurança das mulheres e que a vigilância e a exclusão de gênero prejudicam todas as mulheres e meninas e minam a própria dignidade e justiça que o COI afirma defender”.

No início de 2026, a presidente do COI, Kirsty Coventry, teria afirmado estar aguardando mais esclarecimentos antes de tomar aluma decisão.

“Ficou acordado que o COI deveria assumir um papel de liderança nisso”, disse ela anteriormente. “E que nós deveríamos ser os responsáveis ​​por reunir os especialistas e as federações internacionais e garantir que encontrássemos um consenso.”

A World Athletics está entre as organizações esportivas que já adotaram testes de gênero, introduzindo um teste genético único para o gene SRY, obtido por meio de um cotonete na bochecha, para todas as atletas femininas antes do Campeonato Mundial de Atletismo de 2025 em Tóquio, em setembro do ano passado.

Compartilhar

Publicado originalmente em surtoolimpico.com.br

#comite-olimpico-internacional#jogos-olimpicos