A NFL pisa mais uma vez no Brasil na última sexta (5), em mais um passo da liga internacionalizar o futebol americano no país. O jogo entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers na Arena Corinthians com certeza causará um grande impacto para angariar novos fãs, mas a NFL também tem uma carta na manga a médio/longo prazo para fazer da modalidade uma das populares em todo o mundo, com ajuda dos Jogos Olímpicos: o Flag Football.
O que é o Flag Football?
A modalidade é uma versão mais ‘light’ do futebol americano, tanto na questão física como na financeira. Afinal, o esporte não tem contato – para parar o jogo, você tira uma fita que fica presa a cintura do jogador(a) – e não necessita de tanto equipamento de segurança como coletes e capacetes. E são normalmente equipes com cinco atletas em cada lado. Gerida pela IFAF, o flag football tem 78 países associados – Brasil incluso.
E a NFL tem investido forte na modalidade ao redor do mundo, promovendo torneios de base, além de uma Liga profissional, a NFL Flag. “Quando falamos sobre o futuro do futebol americano, ele sem dúvida passa pelo Flag. Quando me perguntam como serão os próximos 100 anos, quando se olha para o futebol americano, não para o futebol profissional, é o flag. É a inclusão e o verdadeiro lema de ‘futebol para todos’. Há um lugar no futebol americano de bandeira para todos.” Troy Vincent Sr., Vice-Presidente Executivo de Operações de Futebol Americano da NFL ao site da liga.

