Surto Olímpico
Voltar

CONMEBOL se decide e Quito será sede da Libertadores Feminina pela terceira vez em sete anos

Capital equatoriana já havia recebido o torneio em 2019 e 2022, além da Copa América de 2025 vencida pelo Brasil

João Hudson 2 min
Compartilhar
CONMEBOL se decide e Quito será sede da Libertadores Feminina pela terceira vez em sete anos
Foto: staff images woman/conmebol

Mais uma vez, a cidade de Quito será palco da Libertadores Feminina. A capital equatoriana volta a receber um evento de futebol feminino sob a chancela da CONMEBOL depois da Copa América de 2025, que foi vencida pelo Brasil, após bater a Colômbia nas penalidades máximas.

A cidade havia recebido outras duas edições do torneio em 2019 e 2022, edições estas que culminaram nos títulos de Corinthians e Palmeiras, batendo Ferroviária e Boca Juniors na decisão, respectivamente.

Desde a primeira edição do campeonato, em 2009, vencida pelo Santos, o Brasil sediou de maneira ininterrupta até 2014. Em 2015, o torneio aconteceu na Colômbia. No ano seguinte, o Uruguai sediou, com o país sendo a sede também em 2021 de maneira conjunta com o Paraguai. O Paraguai também sediou em 2017 e 2024, enquanto a Colômbia ainda sediou em 2023, sendo palco do título do Corinthians diante do Palmeiras. A Argentina recebeu as edições de 2020 e 2025, com os títulos de Ferroviária e Corinthians contra os colombianos América de Cali e Deportivo Cali.

Recentemente, a CONMEBOL divulgou o regulamento da competição para 2026, e por consequência, a distribuição das vagas. Confira abaixo as vagas para cada país:

Argentina: vaga para o campeão nacional

Bolívia: vaga para o campeão nacional

Brasil: campeão nacional + ranking histórico + vaga adicional por ser o país do time campeão em 2025

Chile: campeão nacional + ranking histórico

Colômbia: campeão nacional + ranking histórico

Equador: campeão nacional + país-sede

Paraguai: campeão nacional + ranking histórico

Peru, Uruguai e Venezuela: uma vaga para cada país destinada ao campeão nacional

Por enquanto, as vagas estão com os seguintes times:

Argentina: Belgrano

Brasil: Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras

Bolívia: Always Ready

Colômbia: campeonato ainda está em andamento

Chile: Colo-Colo e Universidad de Chile

Equador: LDU e IDV Dragonas

Peru: Alianza Lima

*Paraguai: Libertad/Limpeño e Olimpia, por enquanto, estão ficando com as vagas, o campeonato ainda está em andamento

Uruguai: Nacional

Venezuela: Caracas

Veja como está o ranking histórico da CONMEBOL:

Brasil: 320 pontos

Colômbia: 185 pontos

Chile: 169 pontos

Paraguai: 135 pontos

Argentina: 123 pontos

Equador: 83 pontos

Venezuela: 82 pontos

Uruguai: 56 pontos

Peru: 47 pontos

Bolívia: 43 pontos

A confederação do país campeão ganhará 20 pontos no ranking histórico da CONMEBOL. A associação do vice ganhará 15, enquanto a do terceiro colocado ganhará dez.

A Libertadores Feminina acontecerá em Quito de 15 a 31 de outubro.

Compartilhar
#Libertadores#Libertadores Feminina#Quito#CONMEBOL