A 20ª edição da Copa do Mundo Feminina de Basquete começou nesta sexta-feira (4), com rodada completa. Ao todo, 16 seleções disputam a competição, realizada nas arenas Uber Arena e Max-Schmeling-Halle, em Berlim, capital da Alemanha. A final está marcada para 13 de setembro.
Além do título mundial, o torneio também vale uma vaga nos Jogos Olímpicos, com exceção para uma eventual conquista dos Estados Unidos, que já têm presença garantida em Los Angeles 2028 por serem o país-sede. Nesse caso, a vaga não será concedida ao vice-campeão, que ainda precisará disputar o Pré-Olímpico.
Até hoje, apenas quatro seleções venceram a Copa do Mundo Feminina de Basquete: Estados Unidos, União Soviética, Brasil e Austrália. Considerando o fim da União Soviética, Brasil e Estados Unidos são os únicos países que já conquistaram títulos mundiais tanto no basquete feminino quanto no masculino.
A seleção brasileira, entretanto, será ausência na Copa pela terceira edição consecutiva. Na época comandada por Pokey Chatman, a equipe não conseguiu a classificação no Pré-Mundial de Wuhan, na China, disputado em março deste ano.
Resumo dos jogos
Grupo A
Japão x Mali e Austrália x Porto Rico aconteceram simultaneamente e abriram o primeiro dia de competição. Pelo Grupo A, as atuais vice-campeãs da Ásia e da África fizeram um duelo movimentado, com placar alto e chuva de arremessos para três pontos principalmente pelo lado japonês, que converteu 20 de 35 tentativas.
Mali liderou por 30 minutos, contudo, nos momentos finais, o Japão acertou quatro bolas triplas seguidas e venceu por 102 a 97. Saki Hayashi, cestinha da partida com 27 pontos, acertou nove de 15 chutes e registrou um aproveitamento espetacular de 60% no perímetro. Pelo lado africano, três jogadoras ultrapassaram a casa dos 20 pontos: Djeneba N’Daye e Aminata Sangare anotaram 22, enquanto Sika Koné fez apenas um a menos que as companheiras e ainda capturou 11 rebotes, marcando um duplo-duplo.
Já no confronto entre Alemanha e Espanha, as anfitriãs, que disputam apenas sua segunda edição de Copa do Mundo, tiveram um dia para esquecer. Ao contrário do jogo anterior da chave, marcado pela paridade, a Espanha jogou água no chopp da torcida alemã e resolveu a parada já no primeiro tempo, quando abriu uma considerável diferença de 50 a 27. Mesmo diminuindo o ritmo após o intervalo, as espanholas controlaram o oponente, não perderam em nenhuma parcial e passaram a régua no placar em 83 a 53. Awa Fam foi a anotadora máxima do jogo com 17 pontos. Os dez pontos e rebotes geraram um double-double para Raquel Carrera. Pela equipe da casa, Leonie Fiebich fez 13 pontos.

Awa Fam, espanhola cestinha da partida (Foto: reprodução/Fiba)
Grupo B
Depois de nove trocas de liderança e três períodos equilibrados, a Coreia do Sul engatou a quinta marcha no quarto derradeiro, se distanciou e bateu a Nigéria por 99 a 81. Jihyun Park, responsável por 27 pontos, seis rebotes e expressivos seis roubos de bola, foi o principal destaque da partida. A seleção asiática também contou com boas atuações de Leeseul Kang, com 20 pontos e sete assistências, e de Isaem Cheol, que contribuiu com 19 pontos. Amy Okonkwo, com 22, foi a maior pontuadora nigeriana.
A França impôs o placar mais elástico da rodada. Ficou atrás no marcador apenas nos três minutos iniciais da peleja. Desde então, a equipe não tomou conhecimento da Hungria e foi para o intervalo liderando pela marca impressionante de 61 a 20. No segundo tempo, encarado como um treino de luxo, as Bleus anotaram ‘módicos’ 38 pontos e fecharam a conta em 99 a 53. Peter Volgyi deu tempo de quadra ao plantel e todas as jogadoras atuaram por, no mínimo, sete minutos. Dominique Malonga, Gabby Williams e Marine Johannes empataram na liderança ofensiva do jogo, com 17 pontos para cada. Dorka Juhasz foi a única húngara a atingir o dígito duplo na pontuação, com dez marcados.
Grupo C
No confronto entre campeãs continentais, a Austrália oscilou no terceiro quarto e viu sua vantagem cair para apenas dois pontos. Porém, reagiu rapidamente, retomou o controle das ações e venceu Porto Rico por 70 a 54. Maior pontuadora do jogo, Steph Talbot terminou com 18 pontos e oito rebotes. Pela equipe da América Central, Arella Guirantes anotou 14 pontos e coletou dez rebotes. Imani McGee-Stafford também alcançou o double-double, com 11 pontos e 12 sobras.
Mais tarde, a Bélgica, outra campeã continental do grupo, entrou em quadra contra a Turquia. O momento crucial ocorreu na primeira metade do terceiro quarto, quando as belgas conseguiram uma sequência de 11 a 0. A Turquia sentiu o golpe, enquanto as adversárias alargaram a vantagem, venceram o período por 27 a 9 e posteriormente administraram o resultado para estrear com vitória por 89 a 75. MVP do último EuroBasket, Emma Meesseman fez jus ao protagonismo e foi o destaque da partida, com 27 pontos e nove rebotes. Julie Vanloo também teve atuação importante, com 22 pontos. Os 17 pontos de Kennedy Burke a colocaram como cestinha da Turquia. Já Sevgi Uzun alcançou dois dígitos em dois fundamentos, com 11 pontos e o mesmo número de rebotes.

Bélgica é a atual campeã do EuroBasket e chega como uma das favoritas à Copa do Mundo (Foto: reprodução/Fiba)


