Surto Olímpico
Voltar

Doha aceitaria mudar os Jogos Asiáticos de 2030 para 2031 para adequar a Qualificação Olímpica do continente

Conselho Olímpico da Ásia estuda alterar o calendário do continente para adequar a qualificação visando Brisbane 2032

Regys Silva 5 min
Compartilhar
Doha aceitaria mudar os Jogos Asiáticos de 2030 para 2031 para adequar a Qualificação Olímpica do continente
Foto: Comitê Olímpico do Catar

Os organizadores dos próximos Jogos Asiáticos, a serem realizados na capital do Catar, declararam nesta semana que estão abertos a transferir o evento de 2030 para 2031, caso o Conselho Olímpico da Ásia (OCA) decida reformular o calendário continental para alinhá-lo aos processos de classificação para os Jogos Olímpicos.

A OCA estuda a possibilidade de realizar seu principal evento multiesportivo no ano que antecede imediatamente cada edição dos Jogos Olímpicos, permitindo, assim, que as competições dos Jogos Asiáticos sirvam como etapas classificatórias para as Olimpíadas. Ahmad Abdulla Al-Buenain, diretor executivo do Comitê Organizador dos Jogos Asiáticos de Doha 2030, afirmou à Reuters na quinta-feira que as discussões entre a OCA e o Comitê Olímpico Internacional (COI) prosseguem, com os organizadores prontos para se adaptar conforme necessário.

"O mais importante é que nós, do Comitê Organizador Local, garantamos que estaremos sempre preparados para qualquer demanda, que todas as instalações estejam prontas e que todos os planos sejam executados", disse Al-Buenain. "Estamos abertos a essa possibilidade", acrescentou, ressaltando que a prioridade de Doha é sediar os Jogos com sucesso, e não a data exata do evento. "Estamos trabalhando em estreita colaboração com o COI e a OCA. Decisões desse tipo sempre envolvem diversas partes interessadas e uma série de fatores determinantes."

A ideia de transferir os Jogos multiesportivos continentais para o ano anterior às Olimpíadas conta com o apoio de Kirsty Coventry, membro do Comitê Olímpico Internacional, que acompanhou os Jogos Asiáticos de Aichi-Nagoya 2026. "Sei que as associações continentais estão defendendo a realização de seus Jogos um ano antes das Olimpíadas, para que possam servir como eventos classificatórios; considero essa uma maneira excelente de fortalecer nosso movimento", declarou Coventry à agência de notícias estatal chinesa Xinhua. "Aguardo com expectativa essa iniciativa da OCA e dos Jogos Asiáticos", completou.

Os planos de Doha para os próximos Jogos Asiáticos também foram apresentados por Al-Buenain durante uma mesa-redonda com a imprensa internacional no Bayt Qatar, em Nagoya, conforme noticiado pela Associação Internacional de Imprensa Esportiva (AIPS). Questionado sobre as especulações acerca de uma possível mudança para 2031, Al-Buenain reiterou a disposição de Doha em acatar qualquer decisão tomada pelas autoridades esportivas competentes. "O Catar estará pronto para sediar este evento sempre que for necessário", disse ele. Embora a data ainda não esteja definida, Doha começou a desenvolver um modelo operacional baseado fortemente na infraestrutura já existente. Al-Buenain, que também é Diretor-Geral do Comitê Organizador da Copa do Mundo de Basquete da FIBA ​​de 2027 no Catar, afirmou que não seriam necessárias novas instalações de competição, mesmo para um programa dos Jogos Asiáticos que poderia incluir mais de 40 modalidades esportivas. "Confirmo que todas as instalações já existem", disse Al-Buenain. "Não há necessidade de locais adicionais... Trata-se de avaliar e garantir que os aprimoremos com a tecnologia necessária."

Os organizadores estão desenvolvendo um plano diretor centrado em sete ou oito polos geográficos; espera-se que o Aspire Dome funcione como um importante centro poliesportivo, juntamente com o vizinho Centro Aquático Hamad. A estratégia de Doha aproveita instalações utilizadas em grandes eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo da FIFA de 2022 e o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2024, ao mesmo tempo em que se obterá mais experiência operacional com a realização da Copa do Mundo de Basquete da FIBA ​​em 2027. "Investimos em uma excelente infraestrutura desde 2006. Agora é o momento de utilizá-la de forma eficiente e garantir que ela atenda aos padrões para sediar qualquer tipo de evento internacional", disse Al-Buenain.

Os atletas ficarão hospedados em uma vila centralizada em Lusail, com os organizadores buscando aproveitar a geografia relativamente compacta do Catar para reduzir o tempo de deslocamento entre as acomodações e os locais de competição. "Doha é o centro do país", observou Al-Buenain. "O tempo de deslocamento habitual entre todas as instalações é de cerca de 20 a 30 minutos."

A vila também deve servir como um ponto de encontro cultural e social, onde os competidores poderão passar o tempo fora das competições. O conceito inclui gastronomia internacional, entretenimento e conexões de transporte, com a previsão de operar ônibus de traslado dedicados em conjunto com as redes de metrô e VLT já existentes em Doha. "A Vila dos Atletas é um local onde todos os atletas aproveitarão seu tempo, passarão os momentos em que não estiverem competindo, onde as culturas se misturarão e onde todos poderão se entreter durante o período da competição", disse ele.

Os requisitos de acomodação, alimentação e outros serviços para as delegações oficiais continuam sendo discutidos entre o comitê organizador e o OCA. Os preparativos ocorrem após os organizadores de Aichi-Nagoya enfrentarem dificuldades para acomodar cerca de 17.000 atletas e oficiais e para operar um sistema de transporte eficiente durante os Jogos de 2026.

A transferência de conhecimento também tem sido uma parte importante da presença de Doha no Japão, com cerca de 50 membros de seu comitê organizador local participando de um programa de observação desde o início dos Jogos. A delegação tem participado de workshops e reuniões operacionais, além de ter acesso aos bastidores e as áreas-chave envolvidas na realização do evento.

"Cerca de 50 pessoas do Comitê Organizador Local (COL) de Doha 2030 estiveram aqui desde o primeiro dia, trabalhando lado a lado com nossos colegas do Japão para garantir que estivessem presentes para ouvir e aprender", disse Al-Buenain. Doha pretende oferecer um programa semelhante quando sediar o evento, possivelmente estendendo a oportunidade para além dos organizadores dos Jogos Asiáticos subsequentes, abrangendo também outros países que estejam considerando futuras candidaturas.

"Em Doha 2030, certamente haverá um programa de observadores para a próxima cidade-sede", afirmou. A definição da data dos Jogos continua sendo uma das principais questões pendentes. Doha sediou os Jogos Asiáticos de 2006 durante o mês de dezembro, que é mais ameno, mas as datas para a próxima edição ainda não foram definidas.

As discussões prosseguem entre os organizadores, o Conselho Olímpico da Ásia (OCA), as federações internacionais e a Comissão de Atletas, em busca de uma janela adequada dentro de um calendário esportivo internacional cada vez mais congestionado. "O torneio deve ocorrer em um período em que todos os atletas possam competir com saúde e bem-estar", disse Al-Buenain, acrescentando que o anúncio oficial da data é esperado para o final de 2026 ou janeiro de 2027.

O porte final dos Jogos e o programa esportivo também continuam em discussão, sem que tenha sido estabelecido, nesta fase, qualquer limite para o número de atletas. "Não há limitações até o momento", disse Al-Buenain. Ele também ressaltou que Doha não pretende tomar decisões unilaterais para excluir esportes ou reduzir a participação de atletas. "Não estamos tentando excluir nenhum esporte ou atleta, mas precisamos garantir que isso beneficie a OCA, os comitês olímpicos nacionais e todas as federações que trabalham neste projeto."

Novas reuniões e visitas às instalações esportivas, envolvendo as federações, estão previstas para novembro e dezembro, à medida que os organizadores continuam a desenvolver o plano diretor. Al-Buenain encerrou a mesa-redonda no Bayt Qatar prometendo uma relação transparente com a mídia durante todo o período de preparação. "Vocês sempre nos desafiam a sermos bons e a melhorarmos a cada torneio", disse ele aos jornalistas. "Doha 2030, prometo que seremos transparentes. Seremos abertos com a mídia a qualquer momento", acrescentou ele.

Compartilhar
#Jogos Asiáticos#Doha 2031#Catar