Três brasileiros se classificaram para as semifinais da 10ª etapa do Circuito Mundial de Surfe em Peniche, na praia de Supertubos, Portugal: Gabriel Medina, Italo Ferreira e Yago Dora. Com isso, o Brasil tem pelo menos um surfista garantido na final, já que Medina e Italo se enfrentam na primeira semifinal.

Gabriel Medina enfrentou o australiano Morgan Cibilic e venceu de virada nos minutos finais. Medina começou na frente, mas Cibilic virou com 5,40 e 4,60. Já na fase derradeira da bateria, o australiano não conseguiu completar um tubo.

Então, com a prioridade, Medina achou uma onda, encaixou tubo e uma manobra na junção e tirou 5,60, garantindo a virada e passagem para a semifinal por 10,60 x 10,00 de Cibilic.

Italo Ferreira teve o dono da casa, Guilherme Ribeiro, como adversário nas quartas. Em busca do tricampeonato inédito da etapa, Italo dominou a bateria do início ao fim: conseguiu um tubo longo à esquerda com manobras aéreas e conquistou uma nota 7,33 – a melhor nota da bateria e uma das melhores do dia.

As manobras aéreas, aliás, foram importantíssimas para complementar o somatório do potiguar, ajudando a abrir e sustentar a vantagem sobre Guilherme Ribeiro, que ficou com 6,84 e não conseguiu acompanhar o ritmo do brasileiro.

O líder do ranking, Yago Dora, teve pela frente Ethan Ewing, da Austrália, e fez a atuação mais dominante do dia entre os brasileiros. Conquistou um 8,67 em uma única onda – a maior nota de todas as quartas de final – e, com outra excelente nota (7,17), fechou com 15,84 pontos contra os 3,00 do australiano, um dos placares mais desequilibrados do dia.

Na semifinal, Yago enfrenta o estadunidense Griffin Colapinto – o único não brasileiro na semifinal masculina. Colapinto avançou ao vencer Seth Moniz (também dos USA) por 14,50 x 14,17, num duelo apertado.

No feminino, sem presença de brasileiras, a favorita Bettylou Sakura Johnson (HAV) enfrenta Caitlin Simmers (USA). Na outra chave, Lakey Peterson (USA) pega Molly Picklum (AUS).

A próxima chamada está agendada para esta quarta-feira, dia 21, mas sem hora divulgada pela organização até o momento. No Brasil, a transmissão é feita pelo Globoplay e pelo SporTV. A cobertura em tempo real fica no ge.globo.com, e a transmissão oficial, no site ou aplicativo da World Surf League.