Agressiva na defesa e fria para brecar a reação adversária no último quarto, a França calou a lotada Arena Berlim, venceu a anfitriã Alemanha neste sábado (12) por 86 a 64 e garantiu uma inédita classificação para a final da Copa do Mundo de basquete feminino.
Atual vice-campeã olímpica, a equipe aguarda o vencedor de Estados Unidos e Espanha para conhecer seu adversário. A decisão será disputada no domingo (13), às 15h, com transmissão da CazéTV.
Agora, a seleção francesa terá a missão de encerrar um jejum europeu que já dura mais de 40 anos. O último título mundial do continente foi conquistado em 1983, quando a extinta União Soviética ergueu seu sexto e último troféu.
Destaques
A França já havia levado a melhor sobre a Alemanha nas quartas de final dos Jogos de Paris 2024. Na ocasião, Marine Johannes foi o destaque, com 24 pontos.
Hoje, a armadora fez 13 pontos. Quem chamou os holofotes para si foi Gabby Williams, com 22 pontos, cinco assistências e quatro roubos de bola.
O jogo
Ambos os ataques iniciaram a partida com as mãos quentes. Em apenas quatro minutos, o placar indicava 14 a 12 para a França, impulsionada pelo trio Gabby Williams, Janelle Salaun e Valeriana Ayayi. A equipe poderia ter ampliado a diferença, mas Dominique Malonga, demonstrando insegurança, desperdiçou quatro chances claras próximas à cesta. Após levar momentaneamente a virada, as francesas converteram dois arremessos para três pontos, um no final da primeira e outro no primeiro lance da segunda parcial, e retomaram a ponta por 28 a 23.
O chute do perímetro, ponto mais sensível do ataque alemão na competição, com apenas 27% de aproveitamento, desta vez estava funcionando, chegando a 44%. Entretanto, a França conseguiu suprimir as atacantes adversárias com uma defesa agressiva. Forçou faltas de ataque, roubos de bola e também descolou contra-ataques, muito bem aproveitados. Essa transição rápida se tornou o diferencial para a seleção largar na frente por 45 a 38 no primeiro tempo.


