Nesta sexta-feira (18), será disputada a fase de qualificação da etapa de Szombathely da Copa do Mundo de Ginástica Artística, na Hungria. Estarão em ação Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Arthur Nory, Caio Souza e Lucas Bitencourt.
A competição se integra ao planejamento da Ginástica Artística brasileira para a temporada e tem como objetivo dar sequência às etapas de preparação para o Campeonato Mundial, que será realizado em Roterdã, na Holanda, de 17 a 25 de outubro. Em Szombathely, os ginastas têm contato com a arbitragem internacional e podem reunir informações para os ajustes que serão realizados até o Mundial.
“Estamos a um mês do Mundial e, neste momento, precisamos transformar o trabalho realizado nos treinamentos em situações reais de competição. O principal objetivo é avaliar a estabilidade das séries, as notas de execução e o nível de dificuldade que estamos conseguindo apresentar. Também é uma oportunidade para identificar pequenos ajustes que ainda precisam ser feitos antes do Mundial”, afirmou o treinador Cristiano Albino.
O treinador destacou ainda a importância de os ginastas retomarem o ambiente de competição internacional nesta fase da preparação. “Além disso, competir internacionalmente permite que os atletas retomem o ritmo competitivo e tenham contato com os principais ginastas do mundo. Portanto, mais do que pensar exclusivamente em resultados ou medalhas, estamos utilizando essa competição como uma etapa estratégica de avaliação e preparação para chegar ao Mundial em condições melhores.”
Os brasileiros da Ginástica Artística Masculina competem na primeira subdivisão da fase de qualificação. Albino falou também sobre os objetivos de cada atleta e os aparelhos que serão disputados em Szombathely.

