A USA Hockey possui um contrato de fornecimento de uniformes com a CCM, e a Hockey Canada, com a Bauer. As organizações contestaram a medida na justiça, recorrendo a um tribunal na Suíça, onde a IIHF está sediada.
O estatuto da IIHF estabelece que a entidade tem a palavra final sobre o design dos uniformes; no entanto, as associações nacionais membros (MNAs) "mantêm todos os direitos relacionados ao logotipo, emblema e design do uniforme de suas respectivas seleções". O documento acrescenta que "a IIHF não poderá utilizar os uniformes das seleções nacionais para fins comerciais, a menos que obtenha a autorização da respectiva associação nacional".
A entidade máxima do hóquei mundial convocou um congresso extraordinário em maio, com o objetivo de alterar seus estatutos para assumir o controle dos direitos comerciais dos uniformes das seleções. Segundo o portal The Athletic, a Hockey Canada e a USA Hockey solicitaram liminares junto ao tribunal suíço.
Liminares provisórias chegaram a ser concedidas antes do congresso, mas foram revogadas pelo tribunal no mês passado. A Hockey Canada e a USA Hockey entraram com recurso.
Esse impasse significa que ambos os países podem ser obrigados a utilizar uniformes genéricos no Campeonato Mundial, uma vez que a True Hockey não tem permissão para usar os designs ou marcas de nenhuma das duas federações.
Em um comunicado, a Hockey Canada afirmou que "vestir a nossa 'Folha de Bordo' (Maple Leaf) é extremamente importante para as atletas da nossa seleção nacional".
"Estamos confiantes de que chegaremos a uma resolução positiva com a nova administração da IIHF, permitindo que a seleção feminina possa usar seu uniforme característico ao representar o Canadá."