Julia Ribeiro (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG), de 21 anos, disputa o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-23 2026 mais experiente e com a expectativa de ter um desempenho superior: quer sua melhor marca pessoal e o recorde brasileiro da categoria nos 400 m rasos. Em 2025, a velocista foi eleita a melhor atleta da competição – índice técnico -, com a medalha de ouro nos 400 m (52.80, até então sua melhor marca pessoal).
O Atletismo Brasil recebeu a inscrição de 903 atletas (564 masculino e 339 feminino) de 135 equipes e 23 Estados para o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-23, que será realizado de sexta-feira a domingo (12 a 14/6), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (Rua Pedro de Toledo, 1.651, Vila Clementino, São Paulo), com entrada franca e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil.
”Nosso maior objetivo atualmente é tentar bater o recorde brasileiro sub-23 e, consequentemente, melhorar a minha marca pessoal. Desde 2025 tive a oportunidade de ter mais experiência na prova, aprendi muito a cada corrida e acredito que hoje isso ajuda, tanto fisicamente quanto mentalmente”, afirma Julia.
Sobre um marco nessa evolução que o Atletismo Brasil acompanha Julia citou o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, embora o crescimento seja fruto ”de cada dia no treinamento”, como ressalta Julia Ribeiro, treinada por Gilberto Miranda. Foi a campeã dos 400 m no Troféu Adhemar (25/4), em Bragança Paulista (São Paulo), melhorou sua marca duas vezes.

