Juliana De Menis Campos (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) vem obtendo excelentes resultados na Europa nesta temporada – está se preparando em Padova, Itália. Saltou 4,68 m e foi segunda colocada no Fly Athens, em Atenas, na Grécia – meeting da categoria Prata do World Athletics Continental Tour. A primeira colocada foi Molly Candery, da Grã Bretanha, com 4,80 m (recorde da competição) e o terceiro lugar da belga Elien Vekemans (4,63 m).
Desde a campeã mundial Fabiana Murer, recordista sul-americana do salto com vara (4,87 m), que parou de competir após a Olimpíada do Rio 2016, uma brasileira não saltava 4,68 m.
Juliana Campos, de 28 anos, já havia obtido sua melhor marca pessoal no salto com vara, com 4,66 m, ao conquistar a medalha de prata no Golden Spike de Ostrava, República Checa, em 24 de junho. Esta foi a sexta disputa internacional da atleta olímpica que havia saltado 4,63 m, no LXI Palio Citta Della Quercia, em Rovereto, Itália, no dia 2 de junho.

