Surto Olímpico
Voltar

Marcelo Melo, Rafael Matos e Orlando Luz caem na estreia de duplas do Masters 1000 de Xangai

Brasileiros fizeram péssima jornada e estão fora do torneio na China.

Marcos Domínguez 2 min
Compartilhar
Rafael Matos e Orlando Luz
Rafael Matos e Orlando LuzFoto: Cincinnati Open

Dia ruim para o Brasil na abertura do torneio de duplas do Masters 1000 de Xangai: a dupla brasileira Rafael Matos e Orlando Luz (cabeça de chave número 7) perdeu para a dupla Francisco Cabral (POR) e James Tracy (USA), enquanto Marcelo Melo, seguindo sua parceria com Alexander Zverev, caiu para Sander Arends, dos Países Baixos, e Luke Johnson, da Grã-Bretanha.

Luz e Matos, considerados candidatos ao título das duplas no torneio, vinham de títulos importantes no circuito, como os Masters 1000 de Montreal e Cincinnati. A derrota na estreia surpreende, mas o jogo foi equilibrado e, nos detalhes, a vitória escapou das raquetes brasileiras. 

O placar foi de 2 sets a 1, com parciais de 5-7, 7-6 (8-6) e 13-15, apontando o equilíbrio do confronto. Após a derrota no primeiro set, a dupla reagiu no segundo e conseguiu vencer no tie-break.

O melhor ficou para o final: num match tie-break maior do que o habitual, as duplas entregaram um belíssimo set desempate: cada dupla teve três match points a seu favor, mas a eficiência de Cabral/Tracy, presente o jogo todo, fez a diferença. No fim, após 28 pontos, o português e o estadunidense mataram o jogo e fecharam em 15-13, seguindo no torneio.

Marcelo Melo e Alexander Zverev seguem com apresentações decepcionantes. Derrota por dois tie-breaks idênticos de 7-6(5) e 7-6(5). 

Zverev e Melo tiveram mais aces que seus adversários e menos duplas faltas, mas perderam a eficiência justamente nos momentos decisivos. Johnson/Arends converteram 2 de 2 break points (100%), enquanto Zverev/Melo converteram apenas 2 de 7 (29%). 

Apesar de Zverev/Melo terem sacado ligeiramente melhor em porcentagem de 1º serviço (68% a 66%), ganharam menos pontos nesse fundamento (65% a 69%) e no 2º serviço (70% a 75%) e isso foi primordial para o resultado final: Arends e Johnson foi mais sólida nos momentos críticos, convertendo 100% de seus break points e fechando a partida com superioridade.

Os próximos passos das duas duplas vencedores é se encontrarem: o duelo nas oitavas de final fica entre Francisco Cabral (POR) e James Tracy (USA) contra Sander Arends (NED), da Holanda e Luke Johnson (GBR).

Já os brasileiros vivem momentos distintos neste fim de temporada: Luz e Matos estão na 7ª posição da corrida o ATP Finals. Seus concorrentes diretos, os oitavos colocados Guido Andreozzi (ARG) e Manuel Guinard (FRA), também caíram na estreia em Xangai, porém os franceses Theo Arribage e Albano Olivetti entram em quadra amanhã e ameaçam as duas duplas. 

Marcelo Melo, sem chances reais de vaga no Finals, deve deve seguir mesclando eventos do circuito com parceiros de peso ou jovens talentos até o encerramento do ano.


Compartilhar
#Masters 1000 de Xangai#tênis#duplas#Rafael Matos#Orlando Luz#Marcelo Melo#Alexander Zverev#Francisco Cabral#James Tracy#Sander Arends#Luke Johnson#ATP Finals#tênis brasileiro