Não foi um bom domingo para Marcelo Melo e, principalmente, Alexander Zverev: a dupla germano-brasileira foi derrotada pelos cabeças de chave número 2, os britânicos Julian Cash e Lloyd Glasspool, por 2 sets a 0, e deixou a disputa pelo título do ATP 500 de Pequim, na China. 

Falando do alemão, a jornada deste dia 4 foi para esquecer totalmente: foi derrotado por 2 sets a 1 por Novak Djokovic. Após vencer o primeiro set, o alemão tomou uma virada em um duplo 6/4 a favor do sérvio e deu adeus ao torneio na chave de simples, também.  

Curiosidade: Djokovic, com a vitória em Pequim, se tornou o primeiro tenista a ganhar os primeiros 32 jogos no mesmo torneio. Superou as 31 vitórias de Rafael Nadal em Roland Garros de 2005 a 2009. 

Voltando à dupla Melo-Zverev, o jogo foi bem disputado, mas a dupla britânica - uma das favoritas ao título - esteve sempre à frente: o desgaste do jogo anterior fez Zverev jogar em rotação mais abaixo e o resultado foi afetado diretamente.  

No fim, um 6/2 e 6/4 para Julian Cash e Lloyd Glasspool, que enfrentarão o estadunidense Robert Cash e o austríaco Alexander Erler nas semifinais. 

Robert Cash e Alexander Erler derrotaram os gaúchos Orlando Luz e Rafael Matos na primeira rodada e avançaram novamente ao superar o português Francisco Cabral e o estadunidense JJ Tracy. A dupla venceu de virada, por 3/6, 6/4 e 10/8.  

Após a eliminação nas quartas de final em Pequim, o provável próximo passo de Marcelo Melo na gira asiática de 2026 é a disputa do Masters 1000 de Xangai. 

O torneio de Xangai é o evento central e mais importante desta perna do circuito na Ásia. Melo tem um histórico espetacular na competição, sendo um de seus maiores vencedores com três títulos conquistados na carreira (2013, 2015 e 2018). 

A definição de quem será seu parceiro nas próximas semanas e a confirmação de sua entrada dependem da lista oficial do torneio, que deve sair nos próximos dias.