Surto Olímpico
Voltar

Presidente do Comitê Olímpico Japonês pronta para retomar candidatura aos Jogos de Inverno

O país sediou os Jogos de Inverno em 1972 e 1998

Regys Silva 2 min
Compartilhar
Presidente do Comitê Olímpico Japonês pronta para retomar candidatura aos Jogos de Inverno
Foto: KYODO

A presidente do Comitê Olímpico Japonês (JOC), Seiko Hashimoto, ressaltou a importância de sediar grandes eventos multiesportivos internacionais ao expressar sua disposição em retomar uma candidatura aos Jogos Olímpicos de Inverno que estava paralisada.

"É missão do JOC trazer eventos esportivos internacionais para o Japão. É importante que as pessoas se sintam confiantes de que o Japão pode sediá-los com sucesso", disse Hashimoto em entrevista recente à agência Kyodo News, antes dos Jogos Asiáticos de Aichi-Nagoya.

Observando que apenas um número limitado de países é capaz de organizar eventos multiesportivos de grande porte tanto de verão quanto de inverno, a dirigente — que participou de sete edições dos Jogos Olímpicos como atleta — afirmou: "O Japão está entre os três principais países do mundo em termos de capacidade de sediar eventos".

Os Jogos Asiáticos, com abertura prevista para 19 de setembro, serão o primeiro grande evento multiesportivo internacional realizado no Japão desde os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2021, que foram adiados em um ano devido à pandemia de COVID-19.

A prefeitura de Sapporo, em Hokkaido (norte do Japão), buscava sediar seus primeiros Jogos Olímpicos de Inverno desde 1972, mas o ímpeto da candidatura diminuiu após escândalos de manipulação de licitações e corrupção ligados aos Jogos de Tóquio, forçando a cidade a suspender sua campanha no final de 2023.

No entanto, alguns grupos locais em Hokkaido e na província de Nagano — que sediou os Jogos de Inverno de 1998 — pediram aos governos locais que busquem uma candidatura olímpica após a realização dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina, no início deste ano.

"Parte do nosso papel é trabalhar em conjunto para viabilizar isso", disse Hashimoto, referindo-se a esses movimentos.

Hashimoto afirmou que o aumento dos custos de materiais e a escassez de mão de obra têm representado desafios para os organizadores dos Jogos Asiáticos de Aichi-Nagoya desde que a sede foi definida, há cerca de uma década.

"Temos uma forte sensação de crise em relação ao estouro de custos e outras questões", disse ela. "Mas superar esses desafios para realizar os jogos (com sucesso) nos proporcionará uma experiência valiosa e confiança para o futuro."

Compartilhar
#Jogos Olímpicos de Inverno#Japão#Esportes de Inverno