Em 3 de julho de 2016, Fabiana Murer saltou para o atual recorde brasileiro e sul-americano do salto com vara. A marca de 4,87 metros completa, nesta sexta-feira, sua primeira década de vida. E é tão relevante que está, ainda hoje, entre as 20 melhores da história da prova.
O resultado foi conquistado na final do Troféu Brasil de 2016, realizado na pista do Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP). Aquela era uma competição especial para Fabiana: o ano de 2016 foi o último de sua carreira como atleta.
”Eu me lembro muito bem daquele dia. Eu sabia que era meu último ano de atletismo e que aquele seria meu último Troféu Brasil”, recorda a ex-saltadora. Fabiana já era bicampeã mundial do salto com vara (indoor em Doha-2010 e outdoor em Daegu-2011) e tinha 4,85 m como recorde pessoal, resultado que já havia alcançado três vezes (em 2010, em 2011 e em 2015).

