Surto Olímpico
Voltar

Seleção Brasileira de basquete 3x3 masculina fecha Americup 2026 na 4ª colocação

Brasil foi semifinalista, mas perdeu para Estados Unidos e Porto Rico, terminando fora do pódio da competição

Paulo César Guimarães 2 min
Compartilhar
Delegação Brasileira antes da partida contra a Argentina
Delegação Brasileira antes da partida contra a ArgentinaFoto: Divulgação FIBA 3x3

O domingo (1º) foi dedica a fase final da Americup de Basquete 3x3 masculina. A competição, que está sendo disputada em San Salvador, capital de El Salvador, teve os brasileiros alcançando a semifinal do torneio, sendo superado pelos Estados Unidos e, na sequência, para Porto Rico ,ficando assim fora do pódio da Americup.

O técnico Juninho Mariano levou para a disputa em El Salvador uma equipe formada por Léo Branquinho, Leandro da Silva, Will Weihermann e André Augusto Sant`anna dos Santos, responsáveis por defender o Brasil na competição.

Na edição deste ano, o Brasil estreou diretamente na primeira fase, integrante do Grupo B, juntamente com Venezuela e Porto Rico. Os dois melhores avançaram para as quartas de final, que será disputada no dia 1º de novembro, assim como semifinais e final. O Brasil venceu uma e perdeu outra, terminando na seunga posição, enquanto os porto-riquenhos venceram as duas e lideraram a chave.

Nos jogos de hoje, os brasileiros iniciaram o dia com um clássico contra a Argentina válido pelas quartas de finais. O Brasil impôs ritmo forte desde o início do jogo, abrindo vantagem logo nos três primeiros minutos e administrando a pressão dos argentinos na metade da partida.

Na reta final do confronto, a Seleção Brasileira retomou o controle total das ações e chegou a anotar 22-13 no placar para carimbar a vaga na semifinal. Leandro da Silva, com oito pontos, e Léo Branquinho, com 7 acertos, foram os melhores do Brasil no jogo.

O adversário por um lugar na grande decisão da Americup de basquete 3x3 foi o Estados Unidos. O Brasil fez bom início de jogo e conseguiu manter a partida empatada até a metade do confronto em 7 a 7. A partir daí, a equipe estadunidense conseguiu se defender melhor e passou a dar mais velocidade nas jogadas, fechando o confronto em 17-13. Léo Branquinho foi o maior pontuador brasileiro, com 7 pontos.

Com a derrota, o Brasil se colocou na disputa pela medalha de bronze. O jogo pelo terceiro lugar foi contra Porto Rico, equipe que venceu os brasileiros na fase de grupos por 21-13. Desta vez, os porto-riquenhos saíram na frente e abriram vantagem, mas viram os brasileiros voltarem para o jogo, tendo a última bola da partida e podendo empatar. Como não caiu, Porto Rico fechou o jogo em 19-17. Assim, os brasileiros terminaram a disputa na 4ª colocação.

Estados Unidos e Canadá decidem a Americup de Basquete 3x3 tanto no masculino quanto no feminino, com as partidas a serem realizadas ainda neste domingo (30). No feminino, a Seleção Brasileira caiu ainda na fase de classificação.

Compartilhar
#Americup#Americup de basquete 3x3#3x3#Brasil#Seleção Brasileira