A Seleção Brasileira de tiro com arco encerrou neste domingo, 18, o Santiago 2026 Hyundai World Archery Para Series, disputado no Chile, com um total de dez medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze.
Nas disputas individuais, no arco recurvo open (para atletas com deficiência em um ou dois membros do mesmo lado), o brasiliense Thiago Pinheiro da Silva superou o mexicano Hernan Garza, por 6 a 0, para conquistar o ouro individual do Brasil.
Já as outras três medalhas douradas brasileiras chegaram nas disputas por duplas. No arco composto feminino open, a cearense Helena Nunes e a goiana Jane Karla Rodrigues Gögel derrotaram a dupla mexicana composta por Lya Sanchez e Liliana Montiel por 151 a 136 para faturar o ouro e cravar o Recorde das Américas da modalidade.
Helena retornou ao lugar mais alto do pódio ao lado do piauiense Diogo Souza. A dupla brasileira superou os mexicanos Omar Echeveria e Lya Sanchez na disputa mista de arco composto por 143 a 139.
A outra medalha dourada conquistada pelo Brasil veio na disputa mista do arco recurvo, com os brasilienses Idiane Marques e Thiago Pinheiro.
A única medalha prateada do Brasil em Santiago veio na disputa individual com a cearense Helena Nunes, no arco composto. O resultado veio após ela perder o duelo final com a russa Anastasia Dzhioeva por 145 a 137.
Ainda mais três brasileiros conquistaram o pódio nas disputas individuais. O cearense Eugênio Franco na classe W1 (para atletas com deficiências graves em três ou quatro membros) ficou com o bronze após superar o norte-americano Ryan Lindstrom; a goiana Jane Karla Rodrigues Gögel foi bronze no arco composto feminino após vencer a mexicana Lya Sanchez; e o gaúcho Reinaldo Charão superou o mexicano Gerardo Rodriguez para conquistar mais um bronze para o Brasil.
Outro bronze brasileiro foi registrado pela dupla formada pelo gaúcho Reinaldo Charão e o brasiliense Diogo Souza, que derrotou os chilenos Alfonso Díaz Angel e Gonzalo Ramírez Blumberg por 148 a 146.

