A Seleção Brasileira Feminina está convocada para o Pré-Mundial da Copa do Mundo de Basquete 2026, torneio classificatório que será realizado em Wuhan, na China, de 11 a 17 de março.
Vice-campeã da AmeriCupW 2025, a equipe chega ao Pré-Mundial com uma base mantida daquela campanha, que contou com Alana Gonçalo, Bella Nascimento, Cacá Martins, Emanuely de Oliveira, Damiris Dantas, Aline Moura e Kamilla Cardoso, além da técnica Pokey Chatman no comando.
Nomes experientes como Débora Costa, Tainá Paixão, Rapha Monteiro, Iza Nicoletti, Sassá Gonçalves, Iza Sangalli e Iza Varejão retornam à Seleção Brasileira Feminina. Maisa Marçal, que esteve em todas as etapas de treinamento, é novidade na convocatória. A atleta Vitória Marcelino pediu dispensa da convocação por motivos pessoais.
O planejamento da Seleção para o Pré-Mundial previu quatro etapas de treinamentos no Brasil ao longo de 2026, seguidas por duas semanas de preparação na China, além da realização de amistosos internacionais antes da estreia. Três dessas etapas já foram realizadas. A última etapa no país acontecerá entre os dias 21 e 24 de fevereiro, reunindo apenas atletas que atuam no Brasil, antes do embarque para o exterior.
Em fevereiro, entre os dias 25 e 26, o grupo embarca para Changsha, onde realizará 10 dias de trabalho no país-sede da competição. O período será dedicado aos aspectos físicos, técnicos e táticos, além da adaptação ao fuso horário.
Como parte da preparação internacional, o Brasil disputará dois amistosos contra a Seleção Chinesa, nos dias 4 e 6 de março, em Changsha, na China.
Vale destacar que o processo de preparação vem sendo construído desde 2025. Durante a janela FIBA de novembro, entre os dias 11 e 18, a Seleção realizou uma etapa de treinamentos no Centro Olímpico, em São Paulo, sob o comando da técnica Pokey Chatman.

