A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas entrou em quadra na tarde deste sábado, 12, em duelo válido pelo Grupo A do Mundial da modalidade, disputado em Ottawa, no Canadá. O terceiro compromisso da equipe na competição foi diante da Austrália e o Brasil venceu a partida por 44 a 41, na Carleton University, com direito a um desfecho eletrizante. Esse foi o primeiro triunfo da equipe no torneio.
Em um jogo que começou equilibrado, as brasileiras não deixaram a seleção da Oceania desgarrar do placar. Muito por causa de mais um bom desempenho de Vileide Almeida. Cestinha brasileira na derrota para a Espanha, a atleta fez um primeiro período de oito pontos, com 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra — ou seja, considerando todas as suas tentativas de dois ou três pontos, excetuando os lances livres. Apesar da alta pontuação de Vileide, a Austrália terminou a primeira parcial na frente: 16 a 10.
No segundo quarto, a equipe comandada por Evelyn Barbian também contou o crescimento de Paola Klokler, que colaborou com mais oito pontos, 80% de aproveitamento nos arremessos. Os números da jogadora deixaram o Brasil mais perto do placar. Com uma vitória de 13 a 12 no período, as brasileiras reduziram a desvantagem para cinco pontos: 28 a 23 para a Austrália.

