Isso porque ‘Bolero’ tinha um total de 17 minutos e em sua edição, o mínimo de tamanho de 4m28s, 18 segundo a mais do que o permitido. A dupla começou a pesquisar as regras olímpicas e viu que o tempo de 4m10s só passariam a contar quando o primeiro patinador da dupla colocasse a lâmina no gelo. E Torvill e Dean decidiram ousar e começar a apresentação ajoelhados, movendo seus corpos no rito da canção por 18 segundos cronometrados mentalmente pela dupla, para então colocarem a lâmina no gelo e patinar.
E que apresentação. Em 14 de fevereiro de 1984, a Grã Bretanha parou para assistir um dos eventos olímpicos mais vistos da história do país, com o número aproximado de 24 milhões de televisores ligados na hora da apresentação – na época, 56 milhões de pessoas viviam na Ilha. E todos que assistiram, na Grã-Bretanha e no mundo, ficaram encantados com a apresentação da dupla.
Torvill e Dean foram sublimes na dança no gelo. Rompendo com muitas das tradições em sua coreografia inovadora, uma apresentação praticamente sem falhas, com leveza e graciosidade tamanhas que hipnotizou o todo público presente, que ovacionou de pé ao final da apresentação da dupla. E não foram só o público que se encantou, os jurados também foram impactados: foram 12 notas máximas de execução (6,0) e seis notas 5,9, além da nota máxima em impressão artística unânime. Um ouro merecidíssimo, em uma das apresentações que é considerada até hoje uma das mais perfeitas da história da Patinação artística.
E Eles viraram celebridades instantâneas no Reino Unido, tendo recebido ainda em Sarajevo o telegrama da Rainha Elizabeth II, dizendo que ficou emocionada e orgulhosa com a apresentação dos dois. O mundo ansiava por um namoro dos dois, tanto que eles, grandes amigos, assumiram um namoro falso para agradar o público por um tempo.