Com informações de Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
O Brasil fechou o Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos, em Cali, na Colômbia, como começou: no pódio. Nesta sexta-feira (18), último dia da competição, foi a vez de Taiane Justino conquistar a 15ª medalha para o país: bronze no arremesso da categoria acima de 86kg, com 151kg levantados, novo recorde nacional.
Com o bronze de Taiane, o país fechou a disputa com duas medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze. Todos os seis atletas brasileiros subiram ao pódio ao menos uma vez e quatro deles conquistaram medalhas em todas as disputas de suas categorias, na melhor participação brasileira da História. Matheus Pessanha foi o melhor atleta da competição, com base no índice Sinclair, que leva em conta o peso corporal do atleta.
“Nunca tivemos seis atletas medalhistas em um Pan-Americano. Tivemos até mais medalhas de ouro, mas nunca seis atletas medalhistas. Tivemos recordes nacionais. A gente concretizou uma etapa muito importante da nossa preparação, da evolução do levantamento de pesos no Brasil, mostrando o nosso valor. Porque a gente está, nesse momento, na elite pan-americana e estamos olhando diretamente para a elite mundial. É um momento muito satisfatório para nós, para o levantamento de pesos no Brasil, ver esses atletas de alta performance que a gente tem nos dias de hoje”, disse, emocionado, o técnico da Seleção, Dragos Stanica.
“A competição foi muito dura, todos os atletas lutaram com várias problemas físicos, como aconteceu no caso do Matheus, no caso do Thiago, e conseguiram medalhas até acima do que projetamos. Essa superação, esse nível que a gente está demonstrando no dia de hoje é fruto de um trabalho a longo prazo que a gente tem e esperamos subir mais ainda”, ressaltou o técnico.
Taiane é bronze
Taiane enfrentou uma prova bastante competitiva, pela primeira vez na categoria adulto em competições pan-americanas. Iniciou com 110kg e depois subiu para 114kg, cumprindo com perfeição. Quando tentou chegar a 117kg, carga que superaria em dois quilos seu próprio recorde nacional, falhou. Com isso, terminou a prova do arranco em quinto lugar.

