A equipe brasileira de Rugby Sevens teve um grande destaque no Circuito Mundial na última temporada ao se manter no top-10 das seleções nacionais. E o maior nome da boa campanha foi Thalia Costa, escolhida para a seleção das sete melhores jogadoras do circuito na temporada 2024/2025. O desempenho da brasileira ajudou o Brasil a ficar entre as melhores equipes do mundo. Aos 27 anos, a maranhense está fazendo história no rugby sevens brasileiro.
Principal nome das Yaras, Thalia ressalta que a conquista sempre foi um sonho. “Essa é uma grande conquista. Sempre me imaginei nesse lugar, mas nunca achei que concretizaria esse sonho algum dia”, afirma. Nesta temporada, Thalia Costa também se tornou a primeira brasileira na história a superar a marca de 100 tries no Circuito Mundial, a grande competição anual da modalidade.
Natural de São Luís do Maranhão, antes de conhecer o rugby, a artilheira fazia atletismo e se destacava nas provas de velocidade (100m e 200m). Foi só em 2017 que ela teve contato com o esporte que se destaca hoje. Thalia conta que um amigo insistiu muito para que ela fosse com ele a um treino de um clube de rugby do Maranhão. E o encantamento veio de primeira. “Logo no primeiro treino já me apaixonei e comecei a jogar”, relembra.
Junto da sua irmã gêmea, Thalita Costa, a artilheira se mudou para São Paulo em 2019 e considera essa uma virada de chave na sua trajetória. “Foi um momento muito importante, em que passei a me dedicar totalmente ao rugby. Foi um processo árduo e longo, que exigiu muita dedicação, porque pude crescer na modalidade, melhorando o meu condicionamento físico, a minha visão e as minhas habilidades técnicas e táticas”, afirma.

