Voltar

Vice-líderes do ranking, Sina Frei e Adrian Boichis vencem etapa de Les Gets da Copa do Mundo de mountain bike

Suíça assumiu o novo posto com a vitória, enquanto o francês diminuiu para apenas 15 pontos a desvantagem para o líder Luca Martin

Thiago Chaguri 2 min
Compartilhar
Vice-líderes do ranking, Sina Frei e Adrian Boichis vencem etapa de Les Gets da Copa do Mundo de mountain bike
Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@uci_mtbworldseries

A etapa da Copa do Mundo de mountain bike realizada em Les Gets, na França, entre os dias 22 e 23 de agosto, foi dominada por Sina Frei, no feminino, e Adrian Boichis, no masculino. Ambos, representantes da equipe Specialized Factory Racing, venceram as corridas de Short Track (Pista Curta) e Cross-Country e o francês se aproximou do topo do ranking mundial.

Frei, que ocupava a terceira posição, subiu para a vice-liderança e agora soma 1.615 pontos. A suíça, no entanto, ainda está distante da sueca Jenny Rissveds, líder com 1.897 pontos.

Já Adrian Boichis reduziu em 150 pontos a vantagem do compatriota Luca Martin neste fim de semana. A duas etapas do fim, somente 15 pontos separam os compatriotas: Martin soma 1.634, enquanto Boichis tem 1.619.

Resultados do feminino

A prova feminina foi decidida por apenas dois segundos de diferença entre Sina Frei e Jenny Rissveds. Vitoriosa, a suíça completou o percurso em 1:22:48. Savilia Blunk, terceira colocada no ranking e também na prova, cruzou a linha de chegada 30 segundos depois.

As brasileiras Raiza Goulão e Giulia Morgen terminaram nas 45ª e 46ª posições, respectivamente.

Resultados do masculino

No masculino, Adrian Boichis assumiu a ponta na penúltima volta, cravou 1:19:48 e venceu com sete segundos de vantagem sobre o neerlandês Mathieu van der Poel. O chileno Martin Vidaurre Kossmann completou o pódio e garantiu a presença sul-americana entre os três primeiros.

Ulan Galinski foi o brasileiro mais bem posicionado, 2m 28°, com o tempo de 1:24:20. Em 40°, Alex Malacarne finalizou a prova em 1:25:52, um minuto e meio depois do compatriota.

Circuito da prova

O circuito de Les Gets, um dos mais tradicionais do calendário, completou, em 2026, o 30° aniversário de sua primeira etapa de Copa do Mundo de mountain bike da UCI (União Ciclística Internacional).

Localizado no coração de Portes du Soleil, em Haute-Savoie, próximo a fronteira com a Suíça, o complexo é considerado o maior Bike Park da Europa, contando com 128 km de trilhas sinalizadas, subdivididos em 23 pistas.

A prova da Copa do Mundo de Cross-Country é disputada no setor Chéry, dentro de um resort, num percurso com 3,55 km de extensão e com 140 m de ganho de elevação.

(Imagem: reprodução/UCI Mountain Bike World)

Próximas etapas

Encerrada a sétima etapa, a Copa do Mundo de mountain bike terá os Estados Unidos como destino nas duas últimas provas do calendário. As etapas estão marcadas para os dias 19 e 20 de setembro, em Utah, e 3 e 4 de outubro, em Nova Iorque.

Mas, antes, os atletas terão pela frente o Campeonato Mundial da modalidade, em Val di Sole, na Itália. As provas de Short Track serão disputadas na quinta-feira (27), enquanto o Cross-Country acontece no domingo (30).

Compartilhar
#Copa do Mundo#mountain bike#Sina Frei#Adrian Boichis