Presidente do Comitê Olímpico Paraguaio explica vitória sobre candidatura brasileira e almeja mudança no programa pan-americano
Os jogos Pan-americanos de Assunção de 2031 prometem novidades no programa da competição. Em entrevista ao portal UOL, Camilo Pérez López, presidente do Comitê Olímpico do Paraguai celebrou a escolha da capital do país para sediar os Jogos e afirmou que pretende colocar no programa pan-americanos duas modalidades bastante populares no Brasil:
“Havíamos nos comprometido com a Assembleia de Eleição que íamos incluir o críquete, o que será feito com o apoio de nossos amigos do Caribe. É uma solicitação deles. Queremos incluir o futsal e o futebol de praia, que são duas modalidades que têm muito sucesso no Paraguai. Vamos continuar estudando algumas modalidades, vamos ver como sai os Jogos de Lima e, a partir daí, vamos acordar com o Panam (Sports)” explicou.
Futsal e Futebol de areia são modalidades com popularidade em diversos países e que a FIFA tem trabalhado para fazer parte dos Jogos olímpicos. A entidade já fez um pedido formal ao COI para a entrada das modalidades nos Jogos olímpicos de 2032, com apoio de diversas confederações, como a CBF.
Camilo também falou de como Assunção está se tornando sede de diversos eventos esportivos: “Assunção está se tornando um hub de eventos. Acho que nossa gente compreendeu que o esporte não é apenas um esporte, é um grande movimento econômico também. É uma demonstração importante de nacionalismo, uma oportunidade muito importante de mostrar ao mundo o que estamos fazendo no Paraguai. No ano que vem, teremos o World Skate Games. que é um evento que vai atrair nove mil atletas, depois teremos o Mundial de Levantamento de Pesos, o Mundial de Ciclismo Pista… Não podemos esquecer que teremos uma das partidas inaugurais da Copa do Mundo de 2030, o que vai colaborar muito em infraestrutura interna. Você sabe como é o futebol, leva muito movimento e vai nos ajudar a chegar mais tranquilos em 2031. Também somos candidatos a ser sede dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2030”
Camilo prometeu Jogos pan-americanos modernos e práticos em 2031, e explicou como costurou a vitória contra a candidatura brasileira, de Rio e Niterói. “Foi um trabalho que estamos fazendo há muitos anos. Competimos para o 2027, isso nos deu uma experiência muito importante e tratamos de não cometer os mesmos erros. Não foi um trabalho simples, mas foi diferente, no qual, sem dúvida, meu trato e relação com cada um dos presidentes dos Comitês Olímpicos fez com que se fortalecesse a candidatura de Assunção”, completou.











