Assunção recebe Comitê da Panam Sports para avaliar instalações esportivas

A capital do Paraguai disputa com o Rio-Niterói para ser sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031

Panam Sports/Divulgação
Panam Sports/Divulgação

O Comitê Avaliador da Panam Sports terminou nesta terça (30) a viagem para Assunção,Paraguai, para conhecer pessoalmente as propostas da cidade e elaborar um relatório, que será apresentado na Assembleia Geral Extraordinária, no dia 10 de outubro. A Comissão, composta pelo Presidente Neven Ilic, pela Secretária-Geral Jimena Saldaña e pelos membros Sara Rosario, Mario Moccia e Dennis Knight, realizou uma série de reuniões e visitou diversas instalações esportivas, bem como o local onde está prevista a Vila Pan-Americana.

“Buscamos garantir, antes de tudo, que os Jogos possam ser realizados da melhor maneira possível e que as garantias necessárias estejam disponíveis por parte das mais altas organizações, instituições e do Presidente da República para sua realização. Eles devem ser bem organizados, garantindo que os atletas se sintam confortáveis ​​e aptos a competir em instalações de alta qualidade. O mais importante é que os atletas sintam que podem vir e competir ao máximo, e que possamos oferecer a eles todas as garantias de que precisam”, disse o presidente da Panam Sports, Neven Ilic.

“É uma grande alegria para nós ter o Comitê de Avaliação aqui em Assunção. Ele nos traz lembranças do que acabamos de realizar na ASU 2025. Estamos extremamente animados e confiantes. Assim como dissemos com o presidente Santiago Peña, este é um país em constante crescimento; é o rugido de um gigante, de um leão despertando”, disse Camilo Pérez, presidente do Comitê Olímpico Paraguaio.

Entre as novidades apresentadas pelas autoridades paraguaias durante esta visita estão a confirmação da construção de um novo estádio de atletismo e de uma nova arena com capacidade para mais de 10.000 espectadores no Parque Olímpico, se Assunção for eleita sede.

“O Paraguai pode oferecer a todo o continente um trabalho responsável, o trabalho de uma equipe que trabalha junta há muitos anos. Podemos oferecer muita tranquilidade e muita responsabilidade na gestão orçamentária. Temos um orçamento muito realista e bem definido, mas que nos ajudará a realizar Jogos gigantes como o Pan-Americano adulto”, acrescentou o membro paraguaio do COI.

A Comissão também foi recebida pelo Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, em sua residência. Durante a reunião, discutiram o compromisso do governo paraguaio com o esporte pan-americano e os diversos avanços que esperam alcançar em termos de conectividade e infraestrutura até 2031.

Nesta quarta-feira, o Comitê de Avaliação da Panam Sports viaja para o Rio de Janeiro para a segunda parada de sua turnê pelas cidades candidatas aos Jogos Pan-Americanos de 2031 e na sexta, visita Niterói.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *