Botafogo segura reação do Mogi Basquete e conquista vitória com toco na última bola
Botafogo segura reação do Mogi Basquete e conquista vitória com toco na última bola

Duas partidas agitaram a noite do NBB, a elite do basquete brasileiro. No Rio de Janeiro, em uma partida decidida com um toco botafoguense na última bola, o Botafogo venceu o Mogi Basquete por 70-69 e se recuperou na competição. No outro jogo da noite, o Rio Claro jogou em casa e perdia por 15 pontos, no entanto, reagiu e virou o jogo contra o União Corinthians, vencendo a partida por 82-77.
Depois de um primeiro tempo dominante, em que controlou o ritmo, impôs sua intensidade e abriu vantagem de 16 pontos com autoridade, o Botafogo provou ter força mental para segurar uma reação incrível do Mogi Basquete e conquistar uma importante vitória por 70 a 69, nesta quinta-feira (05/02), no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro.
O Glorioso resistiu ao ímpeto do adversário na base da dedicação e na defesa, selando o triunfo com um toco de Scheuer. Pela primeira vez na temporada, o Alvinegro alcançou dois resultados positivos seguidos e ganha moral para continuar na luta contra o rebaixamento e entrar fortalecido na briga por uma vaga nos playoffs, na 18ª colocação. O Mogi é o 10º lugar.
Matheusinho foi o principal nome do Botafogo, terminando o jogo com 24 pontos, sete rebotes e três assistências para 25 de eficiência. Pelo Mogi Basquete, Charles Hinkle foi o principal pontuador do time com 17 pontos e Gabi Campos também se destacou com 16 pontos, sete rebotes e cinco assistências.
Scheuer começou com tudo, anotando 10 pontos consecutivos para o Botafogo. A resposta do Mogi Basquete veio personificada na precisão de Charles Hinkle com 100% do perímetro. As equipes atravessaram um momento de irregularidade no primeiro período, ficando quase dois minutos sem pontuar, mas retomaram o ritmo na reta final do quarto inicial, com o Glorioso encerrando com dois pontos de vantagem: 19 a 17.
Zerado na parcial inicial, Matheusinho assumiu o protagonismo no segundo período ao converter três bolas de três pontos e liderar uma corrida de 11 a 0 do Botafogo, diante de uma atuação sólida do Glorioso, agressivo na defesa e eficiente no ataque, não dando chances ao Mogi no período. A parcial de 28 a 14 ampliou a vantagem alvinegra para 16 pontos antes do intervalo: 47 a 31.
Na volta dos vestiários, o Mogi Basquete colocou em quadra seu principal ponto forte na temporada: a defesa. A equipe mogiana foi agressiva, limitou o até então eficiente ataque do Botafogo a apenas 10 pontos em todo o terceiro quarto, e passou a fazer escolhas mais assertivas no plano ofensivo, anotando 24 na parcial. Assim, a vantagem do Glorioso, que era de 16 pontos, caiu para apenas dois antes dos 10 minutos derradeiros: 57 a 55.
O quarto final foi de emoção até o fim. O jogo ficou truncado, marcado por forte intensidade defensiva e erros ofensivos de ambos os lados. Botafogo e Mogi Basquete brigaram até o fim e decidiram nos detalhes: na tabela de um lado, Matheusinho converteu um lance livre crucial; do outro, Scheuer selou o triunfo do Glorioso com um toco em Paulo Lourenço no estouro do cronômetro. Fim de jogo, vitória botafoguense por 70-69.
No outro jogo da noite, em Rio Claro, a equipe da casa buscou a reação após estar perdendo por 15 pontos para o União Corinthians. Os rio-clarenses reagiram no último período sob o comando de Stanley Scott e conquistaram uma importante vitória. O Rio Claro agora é o 15º colocado, enquanto o União Corinthians vai para o 12º lugar.
