Vladyslav Heraskevych recebeu condecoração de Volodymyr Zelenskiy
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, concedeu a ‘Ordem da Liberdade’, uma alta honraria do país ao atleta Vladyslav Heraskevych, que foi desclassificado dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026 por usar um capacete em homenagem a atletas mortos na guerra com a Rússia. A entrega aconteceu na sexta-feira (13), em um encontro entre os dois antes da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.
“Ordem da Liberdade”, uma das principais condecorações civis da Ucrânia, concedida a pessoas que se destacam na defesa da soberania, da independência, da democracia, dos direitos humanos e da liberdade do país. “As medalhas são importantes para a Ucrânia e para você, mas me parece que o mais importante é ser quem você é” disse Zelenskiy.
O ucraniano participaria da prova de skeleton na quinta-feira (12), mas foi impedido de competir após decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI). A entidade entendeu que o capacete, com imagens de atletas mortos desde a invasão russa em 2022, violava as “Diretrizes do COI sobre Expressão dos Atletas”, que tratam da neutralidade política nos Jogos, algo que Heraskevych sempre questionou e se recusou a usar outro capacete.
Heraskevych alegava que era uma homenagem aos atletas falecidos que a desclassificação foi “discriminatória e pró- Rússia”. Ele ainda tentou uma apelação com a Corte Arbitral do Esporte, que foi negada.










