Heraskevych homenageava atletas e treinadores mortos na Guerra da Ucrânia
Heraskevych homenageava atletas e treinadores mortos na Guerra da Ucrânia

O atleta ucraniano de skeleton, Vladylsav Heraskevych, foi desclassificado dos Jogos Olímpicos de Inverno devido ao seu capacete, que exibe imagens de pessoas mortas na guerra com a Rússia.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) considerou o capacete uma violação das normas relativas a manifestações políticas em competições, mas Heraskevych insistiu que não cederia na questão.
Menos de uma hora antes do início da prova, o COI anunciou que ele não seria autorizado a competir.
Em uma publicação no Facebook, o COI afirmou: “O atleta de skeleton Vladylsav Heraskevych está impedido de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 após se recusar a seguir as diretrizes do COI sobre a liberdade de expressão dos atletas. Após receber uma última oportunidade, o atleta de skeleton ucraniano Vladylsav Heraskevych não poderá competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 nesta manhã.”
“A decisão foi tomada após sua recusa em cumprir as Diretrizes do COI sobre Expressão do Atleta. Ela foi tomada pelo júri da Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton [IBSF] com base no fato de que o capacete que ele pretendia usar não estava em conformidade com as regras.O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu, portanto, com pesar, retirar sua credencial para os Jogos de Milão-Cortina 2026.”
