CEO do Comitê Olímpico diz que entidade está tentando ajudar aos atletas a se sentirem a vontade na Itália
Atletas dos EUA estão se preparando para um sentimento anti-americano antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, disseram líderes do Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC) pouco mais de três meses antes do evento global do ano que vem.
O amplo regime tarifário do presidente dos EUA, Donald Trump, e outras políticas, incluindo rígidas proibições de viagens, têm provocado um sentimento anti-americano em muitos países nos últimos meses.
Esse clima se estendeu a grandes eventos esportivos este ano.
Os canadenses apoiaram o Toronto Blue Jays quando o time iniciou sua campanha na Série Mundial contra o Los Angeles Dodgers na semana passada, após as últimas políticas comerciais de Trump.
O torneio de hóquei no gelo das Quatro Nações assumiu um tom decididamente político, com torcedores dos EUA e do Canadá vaiando os hinos nacionais uns dos outros após a ameaça de Trump de transformar o Canadá no “51º estado”.
A CEO do USOPC, Sarah Hirshland, disse que, embora nenhum atleta tenha relatado se sentir inseguro no cenário mundial, o tema da imagem pública tem surgido.
“Recebemos perguntas de atletas que querem saber como serão recebidos e se há algo que eu precise fazer ou pensar de forma diferente”, disse Hirshland a repórteres no primeiro dia da Cúpula de Mídia da Equipe dos EUA.
“Eles certamente estão cientes de como podem ser percebidos, e nós estamos tentando ajudá-los a se sentirem realmente à vontade.”
Atletas e fãs iniciam nesta quarta-feira a contagem regressiva de 100 dias para os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, preparando-se para o retorno em peso do público aos Jogos de Inverno, após a presença limitada devido à COVID-19 em Pequim, três anos atrás.
O Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC) espera que 294 atletas viajem para Milão-Cortina – 225 olímpicos e 69 paralímpicos – dando maior ênfase aos esportes de inverno, com dezenas de atletas de ponta desembarcando em Nova York para o evento promocional de dois dias.
Embora a equipe dos EUA frequentemente lidere o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão, isso só aconteceu uma vez nos Jogos de Inverno, em 1932.











