Augustinho Teixeira mostra evolução na temporada e sobe no ranking olímpico do snowboard halfpipe

Apesar de início desafiador, brasileiro cresce na Copa do Mundo, avança no ranking e mira próxima etapa em Aspen

Foto: João Teixeira
Foto: João Teixeira

A temporada do snowboarder brasileiro Augustinho Teixeira começou de forma desafiadora, mas já apresenta sinais claros de evolução e confiança na busca por seus principais objetivos no ciclo olímpico.

A abertura da temporada aconteceu em Secret Garden, em Zhangjiakou, na China, entre os dias 10 e 12 de dezembro. Na ocasião, Augustinho não conseguiu alcançar sua melhor performance e, ao buscar o limite técnico em suas apresentações, acabou cometendo erros na execução das manobras, o que resultou na quebra das pranchas.

Poucos dias depois, entre 17 e 19 de dezembro, o brasileiro voltou às pistas para a etapa de Copper Mountain, no Colorado (EUA). Durante o aquecimento, antes de entrar oficialmente na competição, sofreu uma contusão no joelho direito. Com acompanhamento e suporte da Confederação Brasileira de Desportos na Neve e do Comitê Olímpico do Brasil, exames foram realizados e nenhuma lesão grave foi diagnosticada.

Após cumprir o protocolo de recuperação, Augustinho conseguiu retornar a tempo para a etapa de Calgary, uma das mais importantes da temporada, disputada “em casa”, com o apoio da torcida local.

Na competição, o brasileiro encerrou sua participação na 21ª colocação. Na primeira descida, apresentou uma performance sólida, com boa execução das manobras. Na segunda, optou por arriscar um frontside 12, mas acabou caindo na aterrissagem. Mesmo assim, o desempenho foi positivo e rendeu elogios da treinadora Karina Daze.

“O Gus estava muito confiante nessa etapa e acertou todas as manobras logo na primeira descida. Na segunda, ele realmente foi para o tudo ou nada e tentou o front 12, mas infelizmente a velocidade não foi suficiente e ele acabou não aterrissando a manobra. Mesmo assim, ele superou muitos medos e foi incrivelmente bem, e no final do dia estávamos todos sorrindo”, destacou a treinadora.

Com o resultado, Augustinho subiu duas posições no ranking olímpico, passando a ocupar a 23ª colocação geral. O atleta agora se prepara para a próxima etapa da Copa do Mundo, que será disputada em Aspen, no Colorado (EUA), entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2026.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *