Australian Open estuda jogos femininos em melhor de cinco sets e reacende debate no circuito

O Australian Open pode estar perto de uma mudança histórica

A final do Australian Open feminino de 2026 sendo disputada
A final do Australian Open feminino de 2026 sendo disputada. Foto: Reprodução/X

O diretor do Australian Open, Craig Tiley, indicou que partidas femininas em melhor de cinco sets passaram a ser uma possibilidade real já a partir das próximas edições, abrindo um debate que volta a ganhar força no circuito.

Por que o Australian Open pode mudar na chave feminina?

Segundo o portal ‘7news’, a discussão ganhou corpo após o impacto das semifinais masculinas em Melbourne, marcadas por confrontos longos e intensos que dominaram a programação do torneio. Para Tiley, aquele dia mostrou o potencial do formato mais extenso como espetáculo e levantou a reflexão sobre aplicá-lo também à chave feminina, ao menos nas fases decisivas.

De acordo com o dirigente, a ideia seria avaliar a adoção do melhor de cinco sets a partir das quartas de final, mas somente com o aval das próprias jogadoras. Ele destacou que partidas recentes do torneio feminino demonstraram alto nível técnico, citando inclusive a final vencida por Elena Rybakina sobre Aryna Sabalenka como exemplo do impacto que esses duelos já têm mesmo em três sets.

“Foi um nível extraordinário. Algumas dessas partidas teriam sido ainda mais fascinantes em um formato mais longo”, afirmou Craig Tiley.

Ajude a vaquinha do Surto Olímpico para Milão Cortina! 

Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp

Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026

De acordo com o diretor, não há impedimentos regulatórios para que o Australian Open faça essa mudança de forma independente, assim como já ocorre com diferenças nos formatos de tie-break entre os Grand Slams. Caso haja consenso, a alteração poderia ser colocada em prática a partir de 2027.

Jamis Gomes Jr.

Jamis Gomes Jr.

Repórter no Surto Olímpico. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior, Techpost, Esportelândia, entre outros. Coberturas esportivas no Rio Open, Superliga, NBB, WSL e mais. Escrevo crônicas com alma — onde o esporte encontra a poesia e a verdade. Surtado desde Nov/2024.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *