Baixa qualidade da água adia provas de águas abertas no Mundial de Esportes Aquáticos

Provas de 10km foram adiadas e existe o risco das provas serem canceladas se a qualidade da água em Singapura não melhorar

World Aquatics/Divulgação
World Aquatics/Divulgação

O mundial de Esportes Aquáticos em Singapura passa por um problema sério com as provas de Águas Abertas, que podem ser canceladas. Além da preocupação com a temperatura da água, que em certos momentos dia se aproxima muito do máximo de 31 graus permitidos para a prática do esporte, agora a qualidade da água ameaça a realização das provas.

A prova feminina dos 10km, distância usada na olimpíada, foi adiada e uma reunião de emergência foi realizada pela World Aquatics para decidir a situação com os representantes do países que disputarão as provas. Ficou combinado que teste continuarão a ser realizados para verificar a qualidade da água para decidir se teremos provas.

Às 23 horas locais (meio dia no horário Brasileiro) a World Aquatics soltou mais um comunicado dizendo que novos testes serão realizados na manhã de quarta em Singapura. Se a qualidade da água melhorar, as provas de 10km no masculino e no feminino serão disputadas. Senão, elas serão adiadas para o dia 17 de julho, enquanto mais testes serão feitos. A entidade disse ter planos alternativos para a realização das provas, que não foram divulgados até o momento.

O local da prova de águas abertas é a Ilha Sentosa, uma ilha artificial usada como resort e que atria um grande número de turistas, mas que também convive com uma grande circulação de navios, algo bastante comum para Singapura.

Esta é a segunda vez em menos de um ano que as competições de Águas Abertas sofrem com problemas na qualidade da água. Nos jogos Olímpicos de Paris, a qualidade da água do Rio Sena também passou a ter níveis abaixo do aceitavel e as competições tiveram que ser adiadas, mas conseguiram ser disputadas após muitos testes e melhora da qualidade da água

O Brasil tem quatro representantes nas águas abertas nesse mundial, com Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut no feminino e Matheus Melecchi e Luis Felipe Loureiro no masculino. Além dos 10km, eles disputaram as provas do revezamento, 3km sprint e 5km.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *