Ben Healy rouba camisa amarela de Pogacar em dia de montanhas no Tour de France

Simon Yates arrancou no final e levou a vitória do décimo estágio

Foto: EPA/BBC
Foto: EPA/BBC

O estágio 10 do Tour de France, realizado entre Ennezat e Le Mond-Dore Puy de Sancy, coroou o britânico Simon Yates, do Team Visma, com a vitória após 165.3 km percorridos e o irlandês Ben Healy, da EF, com a liderança geral. A etapa foi recheada de montanhas de categoria 2 e 3 teve o pelotão principal quebrado com 29 km, Yates e Healy foram um dos sprinters que buscaram a vitória e a camisa amarela.

Ben e Simon foram acompanhados pelo neerlandês Thymen Arensman na reta final, o britânico da Visma teve a companhia de gregários durante a fuga final e poupou energia para arrancar no final e vencer o décimo estágio do tour francês em 04h 20′ 05”. O top-5 contou com Thymen na segunda posição, Healy, novo líder geral com 37h 41′ 49”, na terceira, e os australianos Ben Alexander (Jayco) e Michael Storer (Tudor) fechando a etapa na quarta e quinta colocações, respectivamente.

O décimo giro também foi importante para Healy roubar a liderança entre os jovens de Remco Evenepoel. O irlandês abriu 1′ 29” do belga.

A camisa amarela sairá de Tadej Pogacar (UAE) e vai para Healy após o esloveno fechar a etapa na nona posição com desvantagem de 04′ 51” para o vencedor Yates. Healy aproveitou a oportunidade para botar 29” no atual campeão mundial e usar a camisa especial na décima-primeira etapa, amanhã (15). O terceiro geral é o belga Remco Evenepoel, um minuto atrás de Tadej, e o quarto é o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma).

Tadej foi surpreendido pelo time Visma nos últimos 10 km, o esloveno ficou sem seus principais gregários e precisou buscar a fuga contra leva de rivais da Lease a Bike. Sem João Almeida, fora do Tour com costela quebrada, Tadej terá que buscar o título da volta francesa sem a principal aposta da equipe para acompanha-ló.

O italiano Jonathan Milan vai continuar usando a camisa verde na próxima etapa, o ciclista da Lidl-Trek estendeu a liderança dos sprinters com 227 pontos acumulados. Pogacar é o segundo com 163 pontos e o eritreu Biniam Girmay (Intermarché) é o terceiro melhor com 151. Entre os montanhistas, o local Lenny Martinez (Bahrain) lidera com 27 pontos, o francês está a frente de Healy, com 16, e o canadense Michael Woods (Israel) com 11. Pogacar perdeu força na disputa e caiu para sexto com 7.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 26 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei e canoagem. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *