Francês herda ouro de russo desclassificado por doping
O francês, multicampeão olímpico aposentado do biatlo, Martin Fourcade, adicionou mais uma medalha de ouro à sua coleção 15 anos após os Jogos de Vancouver 2010, após a realocação das medalhas do russo Evgeny Ustyugov devido a violações de doping.
Após um processo legal que durou anos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou todas as medalhas realocadas na última sexta-feira 19.
O russo Ustyugov havia conquistado um ouro no revezamento nos Jogos de Sochi 2014, somando-se ao ouro nos Jogos de Vancouver na largada em massa, na qual Fourcade agora foi promovido a ouro, e ao bronze no revezamento masculino nos mesmos Jogos.
O eslovaco Pavol Hurajt foi promovido à prata na largada coletiva, com o austríaco Christoph Sumann conquistando o bronze. O bronze do revezamento da Rússia em Vancouver agora vai para a Suécia.
O ouro do revezamento da Rússia nos Jogos de Sóchi agora é concedido à Alemanha, a Áustria fica com a prata e a Noruega com a medalha de bronze.
Ustyugov esgotou todos os recursos no Tribunal Arbitral do Esporte e nos tribunais suíços para adiar qualquer decisão final.
O atleta de 40 anos havia sido punido em decorrência de um escândalo mais amplo sobre doping apoiado pelo Estado russo, que manchou diversas edições das Olimpíadas de Inverno e de Verão na última década.
