Rouwendaal foi ouro no Rio e em Paris
A neerlandesa Sharon van Rouwendaal, a única pessoa a ganhar duas medalhas de ouro olímpicas na natação em águas abertas, anunciou sua aposentadoria nas redes sociais.
“A verdade é: o esporte de elite exige sacrifício”, dizia a publicação. “Perdi aniversários, reuniões familiares e até o funeral da minha avó. Por dezoito anos, vivi em um túnel. Minha mãe disse uma vez: ‘Não sei se valeu a pena’. Essa pergunta me acompanha desde então.”
Rouwendaal, dos Países Baixos, disse que escolheu se aposentar aos 31 anos para estar com a família todos os dias.”É hora de sair do túnel”, dizia a publicação, “e começar a viver.”
Van Rouwendaal conquistou o ouro olímpico na prova de 10 km em águas abertas em 2016 e novamente em 2024, tornando-se a primeira medalhista de ouro dupla em uma prova que estreou nos Jogos Olímpicos em 2008.
Ela também competiu na piscina — onde estreou olímpica em 2012, aos 18 anos.Ela foi medalhista do Campeonato Mundial nos 100 m costas em 2011 (bronze, atrás da medalhista de ouro Missy Franklin) e nos 400 m livre em 2015 (prata atrás de Katie Ledecky), além de sete medalhas individuais em águas abertas, de 5 km (a prova mais curta) a 25 km (a prova mais longa).
“Na manhã da prova olímpica em Paris, eu estava doente”, dizia seu post de aposentadoria. Vomitei duas vezes. A pressão era enorme, parecia pressão para dois. Mas mesmo assim comecei. E assim que entrei na água, só me veio um pensamento: eu vou, e preciso, vencer. Não havia outra opção. E venci. A homenagem mais linda que eu poderia fazer e o final perfeito para a minha carreira.”
