Botsuana decreta feriado nacional em homenagem aos campeões mundiais do 4x400m

A data escolhida para o feriado em Bostuana é 29 de setembro, um dia antes de outro feriado, o da independência do país

REUTERS/Fabrizio Bensch
REUTERS/Fabrizio Bensch

O ouro conquistado pelo revezamento de Botsuana nos 4x400m fez o país africano ficar em festa. E a alegria foi tão grande que o país vai ter um feriado nacional em homenagem aos atletas, sancionado pelo presidente de Botsuana, Duma Boko, que escolheu a data de 29 de setembro para os habitantes possam comemorar a histórica conquista.

“Vou garantir que direi a todos que os diamantes naturais de Botsuana não estão apenas no solo, eles são nossos atletas campeões mundiais” declarou o presidente nesta segunda durante a Assembleia geral da ONU.

A data escolhida para o feriado nacional é ainda mais especial para os trabalhadores botsuanos, já que é um dia antes de outro feriado, o da independência do país – 30 de setembro.

Botsuana conseguiu o feito com o quarteto Lee Bhekempilo Eppie, Letsile Tebogo, Bayapo Ndori e Busang Collen Kebinatshipi. A ultrapassagem sobre os Estados Unidos veio nos metros finais, levou a população africana à loucura, o que motivou o presidente decretar este feriado para receber os campeões mundiais.

Botsuana tem crescido no atletismo mundial nos últimos anos. O primeiro grande feito do país veio com Leslie Tebogo, que foi campeão olímpicos dos 200m rasos nas olimpíadas de Paris-2024. Na época, o presidente deu meio dia de folga para que os habitantes pudessem comemorar a conquista de Tebogo. Agora, eles terão um dia de feriado completo.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *