Brabas seguram pressão norte-americana e asseguram vaga histórica na final da Copa dos Campeões
Brabas seguram pressão norte-americana e asseguram vaga histórica na final da Copa dos Campeões

Na manhã desta quarta-feira (28) o Corinthians fez história ao encarar e vencer o Gotham, dos Estados Unidos, pela semifinal da Copa dos Campeões Feminina de futebol, o Mundial de Clubes da categoria. O torneio disputado em Londres, na Inglaterra, teve as Brabas do Timão fazendo um jogo de muita intensidade e saindo vitoriosas em 1 a 0, com gol de Gabi Zanotti no final da partida.
A disputa reúne os campeões continentais da última temporada, como o Corinthians campeão da última Libertadores e o Gotham, campeão da Champions da Concacaf. Quem passar vai disputar o título da Copa dos Campeões contra o vencedor do duelo entre Arsenal (Inglaterra) e ASFAR (Marrocos), que jogam ainda hoje (14h30). A final está marcada para domingo (1º de fevereiro), às 15h (de Brasília), no Estádio Emirates, do Arsenal.
A Fifa anunciou que primeira edição da Copa dos Campeões Feminina terá uma premiação recorde na história do futebol feminino de clubes, sendo destinado ao campeão o valor de 2,3 milhões de dólares e aproximadamente 1 milhão de dólares para a equipe vice-campeã. Os semifinalistas já garantiram 200 mil dólares cada.
O início de partida no Brentford Stadium foi de pressão do Gotham. As norte-americanas tentaram uma blitz na saída de bola corintiana, que vinha dando resultado, até que Jaqueline conseguiu escapar pela direita e desperdiçou a primeira boa chance das Brabas, dando outro ritmo para o jogo.
A partida então ficou equilibrada, com ambas equipes tendo oportunidades na roubada de bola na saída de pro jogo das adversárias. Aos 16’ a goleira Lelê entregou nos Lavelle, que na cara do gol perdeu a chance para o Gotham, enquanto aos 21 minutos, a roubada de bola do Corinthians resultou em chute bloqueado de Andressa Alves, de frente para o gol, e impediu o gol das Brabas.
A equipe dos Estados Unidos seguiu com maior posse de bola, no entanto, com a marcação corintiana encaixada e as ameaças de contra-ataque, os dois times se precaveram ara evitar que o placar saísse do zero e foram para o intervalo com um empate sem gols.
O segundo tempo voltou com o Gotham repetindo a receita do início da partida e pressionando muito a saída de bola corintiana. Aos 7 minutos, as norte-americanas perderam grande oportunidade, com jogada em velocidade de Purce que cruzou na pequena área e achou Stengel que bateu tirando tinta da trave.
O Gotham seguia melhor, mas já não conseguia mais ameaçar tanto o gol das Brabas e o jogo ficou morno. Duda Sampaio tentou do meio do campo e por muito pouco não surpreendeu a goleira Berger aos 24’, em bom momento do Corinthians. As norte-americanas seguiam pressionando e dando espaço, assim, aos 37 minutos, Tamires avançou pela esquerda e achou Gabi Zanotti, que dominou e bateu no cantinho esquerdo, mesmo sem tanta força, para abrir o placar para as Brabas do Timão.
A pressão nos minutos finais foi grande pelo Gotham, inclusive com uma falta na risca da área no último lance de partida, o time norte-americano todo na área, inclusive a goleira, mas a cobrança foi pra fora e confirmou a vitória do Corinthians por 1 a 0 e a vaga na decisão. As Brabas vão disputar o título mundial!
